terça-feira, 17 de agosto de 2010

Decanter WineShow 2010 - Portugueses e outros tantos vinhos bons...

Quando cheguei ao estande do mais que simpático Sr. Domingos Alves de Souza fiquei espantado com o número de vinhos - uma coleção de vinhos bons. O Sr. Domingos selecionou alguns para mim, pois senão precisaria de uma ambulância... Começou com o Caldas, que para mim é, juntamente com o Amalaya de Colomé, um dos melhores custos benefícios da feira. Um vinho acima da média em sua faixa de preço, muito rico, delicioso. O reserva é ainda melhor. O Reserva Pessoal 2005 e o Lordelo 2007 estavam sensacionais. Este último, entre os melhores vinhos de Portugal, de complexidade e riqueza incomparáveis. E ainda havia mais surpresas: Porto Vintage 2003 e um novíssimo Vintage 2008, que segundo o Sr. Domingos, ficou melhor que seu da maravilhosa safra de 2007. Os dois estavam maravilhosos! Sedosos, amendoas torradas, densos, com muitos e muitos anos pela frente. Portos deliciosos!
Ainda no campo dos portugueses, a visita ao estande do Sr. Julio Bastos (Dona Maria) foi demais. Eu gostei muito do mineral Amantis Branco, um Viogner fermentado em barricas e com muita presença. O Rosé é muito refrescante. Dos tintos, gostei muito do Amantis (Syrah, Petit Verdot, Cab Sauvignon e Touringa Nacional): do Dona Maria Reserva, um corte de Alicante Bouschet, Petit Verdot e Syrah, que apesar de ser um vinho de personalidade forte, é muito elegante. Finalmente, palmas para o Julio Bastos 2004, um puro Alicante Bouschet feito com uvas pisadas em lagares e envelhecido por 14 meses em barricas novas de carvalho Francês. É um vinho muito complexo e com muitos anos de vida pela frente.
E tem mais... Os Alvarinhos do Sr. Anselmo Mendes continuam espetaculares, entre os melhores de Portugal. O Muros de Melgaço é uma maravilha. Fui brindado ao final com uma taça de um vinho sem rótulo, que segundo Anselmo Mendes era filha única, acima do "Moda Antiga". De tomar de joelhos!!! Ali do lado, provei os maravilhosos vinhos alemães de Hermann Donnhoff. Os vinhos de entrada já são Rieslings maravilhosos. Gostei tanto do seco quanto do meio-doce. Nos mais caros doces, o Spatlese estava divino.
Bem, estou terminando... Não poderia deixar de falar do Tiara, o sucesso no campo dos brancos da feira. O vinho, da Viña Alícia, é um corte de Riesling, Albariño e Savagnin (uma uva esquecida do Jura). É um vinho riquíssimo, fresco, mineral, com notas de lima e amendoas. Uma beleza! De tomar de joelhos, como disse o amigo Didú Russo! Assim como os Tokaj Orgânicos da Pendits. Três vinhos excelentes, do Furmint Édes (de bom custo benefício) até o esplendoroso e vibrante Esszencia 2000.
Bem, agora terminei! Sem deixar de citar que na saída ainda fui brindado com uma dose do untuoso Oracle Shiraz 2005 da Kilikanoon. Noite de gala encerrada! Parabéns Decanter! Foi um Show!

6 comentários:

  1. Flávio,

    É chover no molhado mas o Tiara realmente é impressionante, e como você disse tem savagnin, a uva que faz o Château Chalon do Jura. Um vinho desconcertante, já provou?

    Um abraço

    Eugênio Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Caro Eugênio,
    Realmente, o Tiara é muito bom. E a WS lhe dá apenas 83 pontinhos... Para ver como a pontuação engana. Por outro lado, ainda não tive o prazer de apreciar o Chateau Chalon. Se encontra no Club Du Taste-Vin, não? Com sua recomendação vou procura-lo, pois deve ser realmente bom.

    Abraço,

    Flavio

    ResponderExcluir
  3. É isso mesmo Flávio, quem vende é o Club Du Taste-Vin (ainda existe aí na sua cidade?. O Chateau Chalon deve ser aberto 17 anos após a safra, o que eles vendem é o 92, portanto 18 anos após e está pronto para abrir.

    Agora uma recomendação: É um vinho difícil de agradar a quem não está acostumado com esse estilo oxidado (ele passa 06 anos na barrica de carvalho aberta, formando uma flor como no jerez, sofrendo uma lenta oxidação). Quem não está acostumado com esse estilo, jura que o vinho está estragado. Eu mesmo xinguei até, quem tinha me indicado esse vinho, na primeira vez que tomei, hoje eu adoro.

    Já fiz uma postagem sobre ele no Decantando a Vida, dê uma olhada:

    http://www.decantandoavida.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=137%3Achateau-chalon-1992&catid=1%3Aartigos-posts&Itemid=1

    ResponderExcluir
  4. Olá Eugênio,
    Li a postagem. Muito legal! Eu estou tentando contatar a pessoa do Taste Vin pelo e-mail que deixaram na página, que está em reconstrução. Eu gosto muito de vinhos com estas características. Sou fã de Tondonias bem antigos e outros brancos marcantes.

    Grande abraço,

    Flavio

    ResponderExcluir
  5. Flávio também sou fã dos Tondoñas, então acho que você vai gostar do Chalon. É o seguinte, o Club du Taste Vin pelo que sei fechou em quase todo o país, restou no Rio de Janeiro e quando quero algo de lá peço pelo telefone do representante que estou te passando agora: François Dupuis (21) 2633 8866 / 9532 3027.

    Um abraço.

    Eugênio

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Eugênio! Vou contatá-lo.
    abraço, Flavio

    ResponderExcluir