sábado, 19 de novembro de 2011

Tikal Jubilo 2007, Buriano Cabernet Sauvignon 2003 e Van Zellers 2007 - Três bons vinhos na Confraria

Nessa última quinta-feira começamos a noite com um vinho português produzido pelo Douro Boy Cristiano Van Zeller, o Van Zellers 2007. O vinho é feito com Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinta Roriz e Sousão. Chamou-me a atençao sua cor rubi brilhante muito bonita. Ao nariz, notas de framboesa, amora e romã. Em boca, repete o nariz e possui taninos sedosos, e boa acidez. Foi a segunda vez que apreciei este vinho, que achei muito refinado para sua faixa de preço. Infelizmente ele foi relegado a segundo plano pelos confrades, que estão com uma tendência muito novo-mundista (infelizmente...). 
O Caio levou um vinho excelente, o italiano Buriano 2003, de Rocca di Castagnoli. É um vinho top da vinícola, feito com Cabernet Sauvignon (100%) de videiras de baixo rendimento. Ao nariz, notas de cassis, cereja, alcaçuz, couro e café. Em boca, bela acidez e taninos pegados, levemente arenosos. Para mim, uma beleza de vinho. Do tipo que eu gosto.
O Tom levou um vinho que eu ainda não havia bebido com calma. Só havia degustado em um evento da Mistral tempos atrás. Mas para mim, tomar um pouquinho só é insuficiente. O bom mesmo é curtir bastante, deixar o vinhão ganhar vida na taça, encher a boca. E desta vez pude fazer isso com o argentino Tikal Júbilo 2007, de Ernesto Catena. Bem, nem preciso dizer que é novo-mundo típico, né? Vinho estilo internacional. Este 2007 foi feito com Cabernet Sauvignon e Malbec (50/50). No site da Mistral está como sendo 90% Cab e 10% Merlot, mas está equivocado. As safras de 2006 e 2007 foram Cab/Malbec (50/50). A de 2005 tinha mais Cabernet (75%). O nariz deste 2007 é muito gostoso, com notas de frutas maduras, como a ameixa e figo, mas sem exageros. Também notas de alcaçuz, café com leite e baunilha. Em boca, muito sedoso e bastante amplo. Para o meu gosto, faltou só um pouquinho de acidez e taninos mais presentes. Aí ficaria um estouro. Mas este é o meu gosto. O vinho é muito bom, gostoso mesmo, fácil de agradar. Acredito que deve ganhar em complexidade com anos de adega. 

2 comentários:

  1. É só o velho JP dar uma saidinha e a qualidade já cai!!!!
    Esperem pela próxima quinta!
    Abs, JP

    ResponderExcluir
  2. Caiu nada! Todos bons vinhos! Mas esperaremos você nesta quinta, ansiosamente... rs. Mas não vai aparecer com vinho do armário, hein!
    Abração,
    Flavio

    ResponderExcluir