sábado, 21 de julho de 2012

Planeta Alastro Bianco 2008, Chateau La Croix Meunier 2006 e Quinta do Vallado Touriga Nacional 2006: Ótima sequência!

Esta postagem também está atrasada. Não estou conseguindo seguir o ritmo dos vinhos apreciados nesse inverno! Com o frio a turma não perdoa. E a lista de vinhos não pára de aumentar. Ainda bem que os X-nófilos possuem 2 fígados...rs.
O primeiro da sequência foi levado pelo amigo Carlão. É um branco da vinícola siciliana Planeta, o Planeta Alastro Bianco 2008. O vinho é feito com a casta pouco conhecida Grecanico e 30% Chardonnay. Análises via DNA (opa, isso eu gosto...) mostram que a Grecanico é provavelmente a mesma Garganega, uva muito utilizada no Vêneto para confecção dos famosos Soave, nos quais é majoritária. O Alastro passa 6 meses em tanques de inox e algum tempo em madeira para lhe aportar estrutura. Ao nariz mostra notas de pera e pêssego, em meio a notas amendoadas,  de mel e baunilha. Em boca tem boa presença e acidez correta. É um vinho que oferece bastante por seu preço. Pode acompanhar bem comida ou ser tomado sozinho. Boa pedida (como a maioria dos vinhos desta vinícola).

O segundo foi levado pelo amigo Marcão, que nos brindou com um Grand Cru de Saint Emilion, o Chateau La Croix Meunier 2006. O vinho é feito a partir de vinhedos plantados em apenas 3 hectares, e é composto por 60% Merlot, 30% Cabernet Franc e 10% Cabernet Sauvignon. A produção é pequena e o vinho é caprichado. Ele possui cor rubi escura, bonita, e ao nariz mostra notas de frutas negras, chocolate, baunilha, tostadas e alcaçuz. Com o tempo a Cabernet Franc se manifesta e surgem notas de pimenta do reino. Em boca é muito sedoso e com ótima presença. Um ótimo Petit Chateau, não muito conhecido, prontinho para beber e de bom preço. Também boa pedida. 
O terceiro vinho foi levado pelo amigo Akira, e foi um replay, por ele já oferecido (clique aqui). Mas o negócio é o seguinte: Vinhobão, pode repetir que é bem-vindo! Zurrapa, não! E esta segunda garrafa do Quinta do Vallado Touriga Nacional 2006 estava ainda melhor que a primeira. Mordi a língua, pois quando o apreciei junto ao 2009, gostei mais desse último. Esta segunda garrafa do 2006 parecia um Porto Vintage, impressionante! Estava delicioso! Não tinha o toquezinho herbáceo da primeira garrafa. Evolução perfeita. É a Touriga Nacional manifestando grande evolução. Eu adorei este vinho, que tinha notas deliciosas de framboesa, cereja e chocolate, com um toquezinho de café. Quero beber outra dessa logo, pois sei que o Akira conseguiu uma bocada e comprou várias! Êba!

2 comentários:

  1. Muito boa a seleção.legal seria tentar repetir de novo, daqui um tempo, para ver se o resultado seria o mesmo. abraços, Rodrigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Rodrigo! Boa idéia! Acho que não será dificil repetir, pois o Alastro pode ser encontrado facilmente e o Vallado TN 2006 meu amigo adquiriu algumas garrafas (para meu deleite...rs). Só o La Croix Meunier que eu teria que ir atrás. Mas vi que pode ser encontrado em algumas lojas virtuais (e por bom preço).
      Abraços,
      Flavio

      Excluir