terça-feira, 4 de setembro de 2012

Mayorazgo Crianza 2007: Boa pedida!

O confrade Fernandinho havia comentado algumas vezes sobre o vinho espanhol Mayorazgo, e na semana passada abriu uma garrafa para que pudéssemos apreciar. Segundo ele, o vinho oferece boa qualidade e tem bom preço. E fui conferir. Se tratava de um Mayorazgo Crianza 2007, feito com 100% Tempranillo pelas Bodegas Arrocal, a qual se localiza em um pequeno povoado no centro de Ribera del Duero, chamado Gumiel de Mercado. O vinho, que matura 12 meses em carvalho francês e americano, mostra uma cor bonita, rubi violácea, e aromas bem ricos para um exemplar desta categoria de preço. Há ótima fruta, com destaque para cereja e ameixa, em meio a notas especiadas e de madeira (que não incomoda). Em boca mostra mineralidade e ótima acidez, o que o torna um vinho gastronômico. Realmente é uma boa pedida pelo preço. Vale experimentar. A propósito, é importado pela Grand Cru, e para mim, tem qualidade superior a daquela turma de vinhos espanhois "bem pontuados" oferecidos pela importadora. 

4 comentários:

  1. Flavio,
    Vc que já provou os três, diga-me qual te impressinou mais: xabec, embocadero ou esse mayorazgo.
    Depois manda a conta da consulta (rs).
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Alexandre,
      Bela pergunta! Para mim, o mais bem feito e que mais me agrada é o Mayorazgo. É mais espanholão! O Xabec é muito bem feito e a meu ver, melhor que o Embocadero. O lado mineral e balsâmico do Xabec me agrada. No entanto, pelo menos para mim, não é vinho que pede outras taças, talvez pelo seu lado compotado. O Embocadero já ganha neste sentido, por apresentar-se mais seco e com taninos mais presentes. Bem, o trio é bom! Aliás, uma boa sugestão para uma prova é incluir os três, que têm características bem distintas. Concluindo: Se eu for pegar na prateleira, pego um Mayorazgo.
      Abraços,
      Flavio
      ps. Valeu pela pergunta instigante!

      Excluir
  2. Valeu pela sinceridade, Flavio.
    Objetivo e direto.
    Vou considerar as tuas impressões, como sempre.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo Alexandre,
      Fico muito feliz com a confiança do amigo. Espero sempre corresponde-la!
      Grande abraço,
      Flavio

      Excluir