segunda-feira, 12 de novembro de 2012

E a praia chegou a São Carlos: TIBURON! Com vinhobão, claro: MARQUES de ARIENZO Reserva Especial 2001 e VALDUERO RESERVA 2005

 No sábado passado fomos a uma prévia do que será o cardápio do Tiburon, mais um grande empreendimento gastronômico dos amigos Tom, Humberto e Adriano em São Carlos. O restaurante é temático, e nos remete a um local praiano. A decoração é belíssima, desde a entrada até o interior, onde fica o bar, dentro de um barco. E nós estávamos lá para provar (e aprovar) em primeira mão, o belo cardápio, rico em pratos com frutos do mar, como uma ótima lagosta, e carnes, ao estilo Tom de assar. São todas carnes nobres, de excelente procedência, como as picanhas Bassi, seladas inteiras e levadas à mesa para que o cliente escolha o corte e ponto, até os assados de tira de Black Angus e a bela Bisteca Fiorentina. Tudo ótimo, claro. Parabéns, meus amigos! Mais um sucesso garantido.
E eu estava lá, apreciando a bela comida e uma Baden-Baden Golden, com aquele toque gostoso de canela, quando chegam os confrades JP e Caio  com duas botellas de responsa para apreciarmos com as carnes. E foram dois espanhóis de classe. 
O primeiro deles, levado pelo JP, foi um tradicional riojano Marques de Arienzo Reserva Especial 2001. Aquele da etiqueta preta. É um vinhão! E a safra ainda ajudou muito. É produzido com Tempranillo (75%) e Graciano (25%) e passa 48 meses em barricas de carvalho americano. Ao nariz, notas de cereja, cassis, cítricas, tabaco, toques especiados e um fundinho medicinal. Em boca, muito sedoso, com taninos redondinhos, redondinhos. É de médio corpo e grande elegância. Muito bom! Valeu JP! Nota: Para quem não sabe, a Marques de Arienzo era da Pernod Ricard, mas em 2010 foi vendida para a Marques de Riscal, por 28 mi de Euros.
E o Caião chegou com os dois pés no peito,  portando um belíssimo Ribera del Duero, o Valduero Reserva 2005. Bem, já apreciamos alguns (grandes) vinhos desse produtor, que é de primeira (clique aqui). Seus Crianza já são muito bons, mas o Reserva fica degraus acima. Este 2005, 100% Tempranillo, passou 30 meses em barricas de carvalho de 3 origens distintas (americano, francês e provavelmente eslavono) e mais 18 em garrafa antes de ser comercializado. Ao nariz, mostra aromas muito ricos de licor de cereja, baunilha, alcaçuz, café com leite e caramelo. Em boca, repete o nariz e deixa um fundinho herbáceo da madeira, leve, muito bem integrado. Os taninos são sedosos ao extremo e a acidez perfeita, daquelas de limpar a língua. Uma beleza de vinho! Nem preciso dizer que acompanhou maravilhosamente as carnes do Tiburon, preciso? Aliás, hoje voltaremos ao Tiburon para apreciar mais carnes e os grandes vinhos de Marco Danielle, no evento Sobrevoando Tormentas 2, com a nossa confraria. A primeira edição foi um sucesso (clique).
Céu bonito de São Carlos... E o Tiburon
A entrada do Tiburon
Visão interna do Tiburon, mostrando o "Bar-co"
Detalhe do Bar-co
Essa lagosta pedia um branquinho...rs

9 comentários:

  1. É isso aí Flavitz,
    Acho bom abrirem logo o Tiburon,se não o Caião vai explodir!
    Até a noite,Sobrevoando Tormentas!
    Abs, JP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkk... E vai descer rolando até a ponte, pelo Passeio das Castanheiras...rs. Bem, vamos sobrevoar Tormentas! Com um ótimo Assado de Tiras, claro.
      Abraços,
      Flavitz

      Excluir
  2. Flávio, de tanto ouvir seus elogios, um dia desses vou esticar até São Carlos pra comer um assado do Tom. Será que ele vai cobrar muito na rolha? rsrs
    Boa sorte a ele no novo negócio!
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Vitor, o convite é permanente! E a rolha é na "vasca", no caso de Catena Malbec Argentino etc...rsrs.
      Transmitirei ao Tom seus desejos de boa sorte.
      Abração,
      Flavio

      Excluir
  3. Bom dia

    Quais os dias e horários de funcionamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!
      Desculpe a demora. Estava tentando levantar essa informação. Mas ainda não a tenho de forma precisa. Ao que parece, funciona de terça a sábado no periodo noturno, e de quinta a domingo para o almoço. Mas prometo obter a informação correta logo.
      abs,
      Flavio

      Excluir
    2. Agora é o correto: A partir de quarta-feira, à noite, até o almoço de domingo!

      Excluir
  4. Olá! Pelo que está escrito no contra rótulo, o vinho é envelhecido por 4 anos em barricas americanas e não 24 meses como comentado.

    ResponderExcluir