terça-feira, 4 de março de 2014

Degustação Idealdrinks na Mercearia 3M, com direito ao Principal Grande Reserva 2008 e ao famoso (e portentoso) Principal Grande Reserva 2009!

 Há duas semanas, fomos à Mercearia 3M, de nosso amigo Idinir, para participar de uma degustação para poucos felizardos, com vinhos da Idealdrinks. Já disse aqui que o Idinir não brinca em serviço: É vinho à vontade, sem aquele negócio de colocar só o fundinho da taça. Mas e os vinhos? Começo por cima? Vamos lá. Vou começar pelo famoso Principal Grande Reserva 2009, Bairradino das Colinas de São Lourenço. Aquí o negócio pegou. Era uma garrafa Jeroboam, de 3 litros (double-magnum), que fez a alegria dos beb..s, quero dizer, dos enófilos. Não apenas porque proporcionou taças generosas, mas porque era um belíssimo vinho. 
Não era só a garrafa que era grande...
3 litros de um vinhão!
Este vinho tem causado alvoroço na Europa, principal-mente, porque ficou entre os top 10 em uma lista da revista italiana Spirito diVino, que contava também com o Ex-Aqueo, Petrus, Cheval Blanc etc. Acreditemos ou não nestas listas, o fato é que é uma referência. O vinho é feito com Cabernet Sauvignon, Merlot e Touriga Nacional. Não consegui encontrar as proporções e tampouco dados sobre a vinificação e maturação no site da Ideal Drinks. Bem, disso tudo, queria só saber um pouco mais sobre as proporções de cada casta. E obviamente, não posso deixar de perguntar, em se tratando de um bairradino: Onde está a Baga?
Bem, mas vamos ao vinho. O Idinir colocou parte dele em decanter e o restante ficou na garrafona, respirando igualmente. Deu prá sentir a evolução do danado durante a noite. Este 2009 era floral, mas sem os exageros típicos muitas vezes aportado pela Touriga Nacional. Ele mostrava notas de amoras e cassis, em meio a chocolate amargo e um apimentado gostoso. Uma beleza ao nariz e explosivo em boca, onde mostrava muita intensidade e taninos ainda nervosos, por evoluir. O vinho ainda é novo para sua potência. Mas eu não me importo em bebê-lo agora, pois gosto de vinhos nervosos. O final era longo, muito longo. Uma beleza de vinho! Tem muitos anos de vida pela frente. Para guardar com carinho na adega. Seu irmão, o Principal Grande Reserva 2008, tinha notas de cassis, framboesa, chocolate e especiarias. Aromas deliciosos! Em boca mostrava-se mais sedoso e pronto que o 2009, com taninos mais macios, e um final muito longo. Outra beleza de vinho! Refinado! Tanto o 2008, quanto o 2009 são dois vinhaços! Pode fechar os olhos e pegar qualquer um dos dois que ficará muito feliz. São vinhos muito bem talhados. Entendo o sucesso que estão fazendo. Mas ainda não entendo a falta da Baga...rs (cara chato, hein!).
A linha Terras do Pó é muito boa (e a maioria, de preço bem justo), tanto os brancos, quanto os tintos. Tem um Duriense aí no meio...rs.
A noite teve ainda outros vinhos da Ideal Drinks. Desde os bons básicos (e de bom preço) Terras do Pó (o Reserva, com Castelão, é show), o Colinas de São Lourenço Bairrada 2008 (ótimo custo-benefício), até os da linha Reserva da Principal. Destes últimos, um branco com muita estrutura, um rosé de Pinot Noir intenso (mas fresco) e o Principal tinto Reserva 2007 (já comentado aqui). Bem, tinha outros vinhos, mas o texto está ficando longo. Vou concluir dizendo que recomendo todos os vinhos da empresa. Há vinhos de entrada, bons e com bom preço, e outros tops, mais caros, mas que oferecem muito. Vale a pena conhecer o portifólio deles. Aliás, eu estou devendo ainda umas notas sobre os brancos das belas garrafas... Logo sai... Mas como eu disse no artigo sobre o São Lourenço Bairrada, só espero que os vinhos mantenham a alma portuguesa.
A propósito, aqui não tem jabá. Se estou falando bem dos vinhos é porque gostei, e pronto. 
Um Rosé de primeira, um tinto de estirpe e um Bairrada bom e barato!

2 comentários:

  1. Blz Flavio

    Hoje voltei ao blog, estava um pouco afastado, e tb fiz um comentário sobre a degustação na 3M.
    http://vinhoeoquemais.blogspot.com.br/2014/03/degustacao-na-3m-do-principal-grande.html
    Foi mesmo incrivel, principalmente por sempre aprender ao seu lado!! hehe

    Abs
    Orlando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Orlando,
      Foi um prazer te conhecer pessoalmente e poder tomar umas taças de bons vinhos juntos. Vou acessar o seu blog para ver suas impressões sobre o evento.
      Abraços,
      Flavio

      Excluir