domingo, 9 de março de 2014

Que noite na Confraria!!! Carmín de Peumo 2008, Migliara 2006, Mouchão Colheitas Antigas 2003, Poesia 2002, A-Crux Blend 2006, Santa Rita Triple C 2008, Chateau de la Mulonnière 2004 e Baron de Magaña 2007! Uau!

O aniversário de nosso amigo Thiago foi comemorado em grande estilo. Levamos vários vinhos embrulhados, para brincar um pouco com a turma, que sempre está afiada.
 O primeiro a ser aberto foi levado por este que vos escreve, e era o argentino Poesia 2002 (foto acima). Ele já apareceu aqui no blog em duas ocasiões (clique aqui). Uma vez levado por este que vos escreve e outra pelo Caião. É um vinhão das Bodegas Poesia, feito com Malbec (60%) e Cabernet Sauvignon (40%). Vinho de safra histórica na Argentina, mostrava, depois de 12 anos, muita vida. Aromos de cereja se mesclavam a cassis e notas especiadas. Um toque licoroso lhe dava um charme. Uma delícia. O Caião, sugeriu ser um Tempranillo, o que não ficou longe, pois os cortes argentinos com Malbec, depois de evoluídos, lembram bem vinhos espanhóis. Outros amigos, sugeriram um Bordeaux, pela elegância. O fato é que o vinho estava ótimo, repleto de elegância. Acho que é o último da turma. Sobrou um 2004 em minha adega. Logo veremos como está.
O Paolão então chegou com um vinho do Vale do Loire, feito com Chenin Blanc, o Chateau de la Mulonnière Savennières 2004. Sua cor dourada, com toque âmbar, já denunciava seus 10 anos. O nariz também, que mostrava notas amendoadas, de mel, gengibre, compota de abacaxi e damasco. Em boca, repetia o nariz, mostrava leve amanteigado e boa acidez para a sua idade. Bom vinho, já senhorío, descendo a Rebouças em direção ao Jóquei Clube, mas ainda apreciável. Sería par perfeito para um camarão ou lagosta. Importado pela Vinci.
O Joãozinho, que está se especializando em levar coisa boa (rs), levou um ótimo A-Cruz Blend 2006, de O.Fournier. Aqui fica até fácil de falar. Não tem erro! Safra boa e vinho que sempre agrada. Seus irmãos de 2001, 2002 e 2003 já pintaram por aqui. Este 2006 subiu mais uns degrauzinhos na escada. E a qualidade, continua a mesma. Vinho de grande riqueza e elegância. Um vinho argentino com acento espanho. É feito com 75% Tempranillo e 25% Malbec, e passa 20 meses em barricas novas de carvalho francês (80%) e americano (20%). Ao nariz, notas de cereja preta, ameixa seca, tabaco e toffee. Em boca, repete o nariz e mostra toda a sedosidade dos vinhos de José Manuel Ortega Fournier. Mais um vinhão da linha. Como sempre digo: Quer agradar um amigo? Dê-lhe um desses! Valeu Joãozinho!
O Caião, também mandou muito bem. Levou embrulhado um Santa Rita Triple C 2008. A maioria matou de cara a procedência chilena, mas o Tonzinho arriscou um pouco mais no corte, dizendo que tinha Carmenêre, Cabernet Sauvignon e algo mais que ele não conseguia pegar. Bem, passou perto. O vinho, como o próprio nome diz, é um corte de três uvas cujos nomes se iniciam com a letra "C": Cabernet Sauvignon, Carmenére e Cabernet Franc. O vinho foi top 100 da WS em 2013, com 93 pontos e com a tarja de highly recommended. E realmente é um ótimo vinho! Notas de amoras e cassis se mesclam a tabaco, chocolate e especiarias. Em boca é amplo, untuoso, sedoso e com final bastante longo e persistente. Para mim, e vários colegas, acima de muitos vinhos badalados chilenos e com preço (embora não baixo) mais convidativo (principalmente na promoção de começo de ano da Grand Cru). Valeu, Caião!
O JP também levou um vinhão embrulhado, cuja garrafa era bem parecida com a do Paulinho. Aí foi feita a confusão. Ao bebê-lo, pensei que era o do Paulinho e fiquei passando para ele, anotado, as minhas impressões. De cara, mandei que era um Syrah de responsa. Ao receber a resposta negativa do Paulinho fiquei muito cabreiro e ainda aguentei as chacotas da turma. Mas nada me tirava da cabeça se tratar de um grandioso Syrah. Bem, era sim! Só que aquela não era a garrafa do Paulinho, e sim, do JP... rsrs. E que Syrah era! Carnudo, nervoso, cheio de corpo mas com frescor e mineralidade. Longe de Syrah australiano. As notas de amora madura eram equilibradas com muita mineralidade e acidez vibrante, que lhe aportavam muito frescor. E o que era? Um grande Migliara 2006, toscano da Tenimenti Luigi D'Alessandro! Este vinho, que recebeu nada menos que 98 pontos da WS, já apareceu aqui no blog várias vezes (clique aqui). Acho que esta é a quarta garrafa que apreciamos. Mas aqui vale aquele negócio, de que cada garrafa é uma garrafa. O vinho nesta contido estava muito mais nervoso que nas outras anteriores. Mais pegado, potente e acenando para muitos anos de vida ainda. Sem dúvida, um dos melhores da noite, e que merecia ter sido decantado. Ainda bem que tenho ainda uma garrafa deste danado, que apreciarei daqui a uns anos. Belíssimo vinho, JP! Valeu!
Bem, mas vamos então ao vinho levado pelo Paulinho. Bem, tirando a confusão engraçada com aquele levado pelo JP, ele foi para mim o vinho mais emocionante da noite. Também embrulhado, a primeira taça foi um mistério. Fruta madura, notas terrosas e tabaco. Mas fechado. Depois de um tempo, que maravilha! Foi se abrindo, mostrando ótima fruta em meio ao balsâmico, especiarias, fumo de corda e tantos outros. Em boca, untuosidade, frescor e final interminável. E o que era? Eu mandei que era um Alentejano, quase mandei Mouchão, mas achei muito fresco, e como o Paulinho disse que era mais velho, a confusão foi feita. Mas era um Mouchão! O Mouchão Colheitas Antigas 2003! Por que o nome? Na verdade, é o mesmo Mouchão 2003, mas na ocasião do engarrafamento, a vinícola guarda em suas adegas, algumas garrafas da preciosidade para ser comercializada 10 anos após a colheita, justamente para mostrar a capacidade de guarda e evolução do vinho. E como isso fica patente! Como evolui o vinho! De jeito nenhum parece ter 10 anos. Um frescor acima da média para um Alentejano e muita vida pela frente. A validação perfeita da importância do bom acondicionamento para um vinho. Repito aqui o que disse ao pessoal: O vinho me emocionou! Valeu mesmo, Paulinho! Quero beber de novo. A propósito, o Mouchão é muito conhecido, mas só lembrando que é feito com base na Alicante Bouschet (70%) e Trincadeira (30%), com a tradicional pisa a pé (2 vezes por dia) e maturação em grandes tonéis de 5.000 litros, de carvalho português, macacaúba e mogno. Depois disso, 24 a 26 meses em garrafa antes de ser comercializado. Bem, este Colheitas Antigas fica bem mais tempo em garrafa.
Vamos em frente que ainda tem vinho...rs.
O Tonzinho levou também embrulhado um vinho que na hora vários de nós chutamos ser um corte bordalês. Eu, até pensei ser um Assemblage do Carmelo Patti, mas senti falta de mais especiarias, cor mais cereja e taninos arenosos... Mas era um espanhol, de Navarra! Baron de Magaña 2007. O Tonzinho tirou aquele sarro básico (rs), mas depois, ao ver a ficha técnica do vinho, constatei que ele é feito com Cabernet Sauvignon (35%), Merlot (35%), Tempranillo (20%) e Syrah (10%), com passagem de 14 meses por barricas novas. Tá aí o motivo de nosso chute! Até o Mr. Parker (ou o Jay Miller? rs), que lhe atribui "generosos" 94 pontos, mencionou o lado bordalês. Aliás, este negócio de buscar estilo bordalês fora de Bordeaux não me agrada muito. O pessoal tá perdendo a identidade... Bem, tirando a polêmica, o vinho tinha notas de cassis, cereja, couro e especiarias. Em boca era de médio corpo e bem elegante. Foi o mais simples da noite, mas mostrou-se um bom custo benefício. Vinho bom, correto e de bom preço pela qualidade. A competição era que era dura para ele na noite. Mas não fez feio, não. Eu gostei dele. Mas Tonzinho, olha o troféu, hein! rsrs.
Bem, e para finalizar, o vinho levado pelo aniversariante, também embrulhado. Na hora todo mundo mandou: Carmenére! Não tinha erro. Mas não era um Carmenére qualquer, repleto de pimentão e notas herbáceas. Não, era algo superior, bem superior... Ao nariz, notas de cassis, tabaco, grafite e de especiarias (como a pimenta do reino). Em boca, era untuoso, mas nada exagerado. Não transbordava pimentão. Tinha sim um toquezinho de pimenta do reino ao fundo. O final, especiado e mineral, era longuíssimo. Um vinhão! E sabem o que era? Aquele que é considerado o melhor Carmenére chileno: Carmin de Peumo 2008! O caro e imponente vinho da Concha y Toro tem também 7.5% de Cabernet Sauvignon e 2.5% de Cabernet Franc, e passa 18 meses em barricas novas de carvalho francês. Um vinho feito para ser grande. Eu estava curioso para experimentá-lo. E mesmo para aqueles que não apreciam muito a Carmenére, há que se reconhecer a qualidade que este atingiu. Aliás, foi o que eu disse ao pessoal: O vinho me surpreendeu por mostrar até que ponto um Carmenére pode chegar em termos de sofisticação. Um grande vinho, sem dúvida... O problema? Seu preço... Muito salgado, mesmo lá no Chile. Aqui no Brasil... uff...
Valeu, Thiago! Cumpleaños bien celebrados!


8 comentários:

  1. Falvio, meu caro. Belíssima rodada. Muito obrigado por nos propiciar conhecer as características desses vinhos.

    Nesse nível, dá para encarar o Carmenére, né? kkkkk. No entanto, o preço dele, como você bem frisou, o inviabiliza. Chego a custar o mesmo que ícones espanhóis e portugueses, como o Aalto PS, Pera Manca e vários outros.

    Tenho algumas garrafas do Mouchão Colheitas Antigas, tanto do 2002 quanto do 2003. Estavam sendo vendidos, aqui em Recife, por 200 pilas. Um belo preço, se pensarmos que, em Portugal, gira em torno de 45 euros.

    Abri, recentemente, um 2002, junto com um Cortes de Cima Reserva 2004. Dois grandes vinhos. O segundo já bem mais evoluído, talvez pelo modo como foi guardado. Notas de tabaco, bem características, estavam presentes. Quanto ao Colheitas Antigas, tive uma impressão parecida com a sua: ainda tem muito para evoluir. Não é por outro motivo que alguns dizem ser o Tonel 3-4 o grande vinho alentejano.

    Abs.,

    Roberto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roberto,
      Eu que agradeço a visita de sempre, meu amigo!
      Realmente o preço do Carmin é proibitivo. E você fez ótimas comparações que tornam isso ainda mais evidente.
      Que preço bom você pagou nos Colheitas, hein? Ele custa um pouco mais de 300 na Adega Alentejana. E como você disse, em Portugal custa cerca de 45 Euros.
      O Mouchão é realmente um vinhão. Eu bebi apenas uma vez o Tonel 3-4, da safra 2005. Era uma magnum que deixou a todos encantados com a qualidade do vinho. Mas te digo uma coisa: O Colheitas Antigas 2003 não perde nem um pouquinho. Está excelente!
      A propósito, a loja que você comprou aí em Recife tem site na internet?
      Abraços,
      Flavio

      Excluir
    2. Flavio, procurando na internet, achei o site: http://docdistribuidora.com/produtos. No entanto, ao que parece eles não vendem pela internet.

      Façamos o seguinte, eles têm muitos vinhos da vinci e da decanter, e os preços, ao menos para mim (sempre me fazem um desconto), saem mais baratos do que no site. Assim, eu poderia entrar em contato com eles, diria que você faria um depósito em conta, e veria se eles poderiam enviar-te. Do contrário, se você quiser, eu pego os vinhos lá e os coloco nos Correios.

      Não sei, todavia, se ainda têm os Colheitas Antigas, e se estão no preço que paguei. Fiz a compra em Novembro passado, o 2003 tinha acabado de chegar.

      Abs.,

      Roberto.

      Excluir
    3. Oi Roberto,
      Obrigado pela informação e pela disposição em enviar. Talvez eu consiga um Colheitas a bom preço no próximo final de semana. Se não conseguir, e você conseguir por aí, vou aceitar a gentileza. Tomara que ainda o tenham o bom preço. Por aqui, está mais caro.
      Abraços,
      Flavio

      Excluir
  2. Pô Flavião, assim vc mata os amigos de vontade... engraçado vc ter falado tão bem do Triple C, não gostei desse vinho, não na faixa de preço dele, esse mouchão me deixou louco de vontade de provar, o Migliara não fosse o preço seria um vinho pra beber no mínimo uma vez por mês, que syrah, sobre o Carmin de Peumo, fazendo uma comparação com o Microterroir da Casa Silva o que vc me diz? Grande abraço irmão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Helio! Rapaz, a noite foi realmente recheada...rs. Então, eu gostei do Triple C, embora concorde com você que o preço cheio (250) é salgado. Na oferta estava a 150, o que também não é barato, visto que dá para encontrar Mouchão perto disso. Aliás, você tem que experimentar um Mouchão já evoluído. É vinho de deixar lembranças. Assim como o Migliara, que eu também quero apreciar mais evoluído, pois quando bebi o irmão dele Il Bosco 2004, fiquei impressionado.
      Quanto ao Carmin, a primeira coisa que me veio a cabeça do ponto de vista de comparação, foi o Microterroir. E posso ser sincero? O Microterroir me agradou mais. Se ainda considerarmos o preço...
      Grande abraço!
      Flavio

      Excluir
  3. Achei que diria isso sobre o microterroir, pra mim o melhor carmenere que bebi, mas se compararmos os vinhos bebidos hoje na faixa dos superprêmios chilenos nada supera os vinhos europeus hoje, não deixo de dar 250 paus num europeu pra comprar um sulamericano, queria saber o que houve de fato para eles custarem tão caro aqui, visto que não têm os mesmos tributos que os europeus... grande abraço e outra vez obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helio,
      O Microterroir também é caro. Como você disse, com 250 pilas, dá para comprar um europeu de categoria (mesmo com o custo Brasil). Realmente os vinhos sulamericanos estão atingindo preços estratosféricos.
      Grande abraço,
      Flavio

      Excluir