segunda-feira, 9 de junho de 2014

Para começar bem a semana: Viña Tondonia Gran Reserva 1991 - Outra maravilha de Lopez de Heredia!

Menciono no título que é para começar bem a semana, mas um vinho deste é para começar bem o mês, o ano, qualquer coisa. Este Viña Tondonia Gran Reserva 1991 estava descansando tranquilo na minha adega, até que resolvi tirar a garrafa da tranquilidade e expor toda beleza que ela tinha dentro. Eu havia apreciado, anos atrás, uma tacinha daquelas ISO, deste mesmo 1991 (clique aqui). Mas digo e repito: Vinho se bebe, não se prova! E de lá para cá, o vinho mudou um pouquinho. Lembro que na época tinha um leve caramelo, que hoje não mais aparece. A cor também está um pouquinho mais clara. Aliás, que cor! Dêem uma olhadinha na foto da taça abaixo. Cor de Borgonha! E não só por isso, foi servido em uma bela taçona de borgonha. Aí, mostrou toda a sua elegância e delicadeza. Às cegas, passaria por um borgonha, não fosse o fundinho de madeira velha clássico. O vinho é tradição pura: fermentação em grandes tonéis antigos, uso de leveduras da própria uva, clarificação com claras de ovos etc. Este Gran Reserva é feito com 75% Tempranillo, 15% Garnacha e 10% Mazuelo e Graciano. Segundo o contra-rótulo, a maturação é de 8 anos em barricas de carvalho americano. A cor do vinho é belíssima, cereja, límpida. Os aromas, deliciosos: Notas de cereja seca, tabaco, terrosos, cogumelos secos, cítricos e aquele fundo de madeira bem gostoso (nada a ver, claro, com a madeira socada da maioria dos novo-mundistas). Em boca, repete o nariz e mostra muita delicadeza e elegância. A acidez é correta, taninos finíssimos e o final longo e amadeirado. Uma maravilha de vinho, que deve sempre ocupar um espaço na mala de quem visita a Espanha. Aqui é caro, mas mesmo assim, vale a pena. Não é vinho para se beber todos os dias (bom seria se fosse...rs). Assim, em vez de comprar um monte de zurrapas, junte a grana ou uma turma de colegas e compre um destes, que te deixará muito mais feliz. É vinho para ficar na memória e colocar no curriculum. A high impact wine (Qualis A da CAPES... para os amigos pesquisadores...rs).
Que cor!

6 comentários:

  1. Que maravilha, Flavio!
    A cor do vinho...
    Os aromas, o paladar, isso só tendo uma garrafa dessas na mão.
    Mas a cor, essa é possível transmitir na plenitude em uma fotografia.
    Show!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexandre!
      Realmente uma maravilha. Não me canso de elogiar os vinhos de Lopez de Heredia. São particulares e deixam ótimas lembranças. Fazem de qualquer momento uma ocasião especial.
      Grande abraço!
      Flavio

      Excluir
  2. Flavio, meu caro, mais uma grande postagem. Que beleza de vinho.

    Caro ele é, mas, aproveitando o embalo, lanço aqui uma questão: não seria ele - levando em conta até mesmo seu preço aqui no Brasil - muito melhor na relação custo-benefício de que alguns ícones andinos, que custam o mesmo ou até mais do que ele?

    Fico imaginando o mesmo com Buçaco, que é comprável em Portugal por 30 euros ou um pouquinho mais a depender da safra, salvo o Vinha da Mata. Vejo o Buçaco - notadamente o branco - muito acima de alguns idolatrados andinos.

    Uma coisa é certa: Tondonia e Buçaco, sempre vou ter em minha adega.

    Abs.,

    Roberto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo Roberto!
      Obrigado, meu amigo!
      Olha, eu não vejo um vinho andino que possa bater de frente com a riqueza e elegância de um Tondonia Gran Reserva. E concordo com você: O mesmo vale para o Buçaco! E como você disse (e faz) são vinhos que não podem faltar em uma adega de bom gosto. São aqueles que se destacam entre outros tantos.
      Abraços,
      Flavio

      Excluir
  3. Maravilha Flaviao..
    Que beleza heim...23 anos e o danado em cima ainda.
    Estou com um 94 na minha adega que deve ir pro abate logo logo. Alguma sugestão de harmonização?
    Abraços
    Marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Marcelo!
      Tudo em paz?
      Pois é, o danado com 23 anos e em perfeita forma. Aliás, perfeitíssima! O 94 eu experimentei na última Vini Vinci. Está também uma maravilha. Vais beber um vinhaço, hein! Quanto à harmonização, eu arriscaria 3 coisas. A primeira é bebê-lo sozinho, só curtindo. Vai muito bem. A segunda, uma leitãozinho laqueado, como aqueles cochinillos de Segóvia. Deve fazer par perfeito! Dá água na boca só de pensar...rs. A terceira seria um Confit de Pato. Este 91 mandei ver com um Coelho ao molho de limão siciliano. Até que foi bem, mas acho que com o leitãozinho ou o pato ficaria melhor. Depois me fala como estava esta beleza de 94 que você vai abater.
      Abraços,
      Flavio

      Excluir