domingo, 23 de novembro de 2014

Aracuri Pinot Noir 2012: Boa surpresa nacional!

Nessa última semana, em viagem a bela Maringá, dei uma passada básica no Angeloni para pegar alguns vinhos a bons preços. Um deles foi este Aracuri Pinot Noir 2012. O vinho é feito com uvas de Campos de Cima, de videiras plantadas em altitude de 960 metros. A produção da jovem vinícola é pequena. Parece que apenas 2.600 garrafas deeste Pinot foram produzidas. O vinho matura 5 meses em barricas de carvalho americano, que não deixam muitas marcas. Ao nariz o vinho mostra notas de groselha e morango, sem exageros, em um fundo terroso. Em boca é leve, fácil de beber, com bons taninos e final terroso. Tende mais para o seco que para o doce, tão comum em muitos PN sulamericanos. É um Pinot Noir sutil, como deve ser, com álcool em ótimos 12%. Quem estiver esperando muita concentração e está acostumado com vinhos superextraídos, vai se decepcionar. É um vinho leve, muito agradável e que não cansa. Um pouquinho mais de peso e ocupará um lugar de destaque entre os Pinot Noir nacionais. O caminho seguido me agrada. Gostei dele e fiquei curioso para experimentar outros exemplares da vinícola. Peguei também o Cabernet Sauvignon Collector. Se seguir a mesma linha, ficarei contente. Ah, o preço? Paguei menos de 40 no Pinot Noir e cerca de 50 no Collector. Por enquanto, pelo menos em relação ao PN, muito bem pagos.

Ps. Para mais informações sobre o produtor, clique aqui.

4 comentários:

  1. Oi Flavio, esse pinot da Aracuri eu achei bem vinho de avião, ou seja, muito leve (e eu gosto é de vinho leve, e sem nenhuma complexidade). Gostaria de provar novamente pois o provei no ano passado. Poderia me mandar o contato da loja por favor? Sabe dizer se eles tinham o pinot da Dal Pizzol? Abraço, Eugênio. P.S.: Depois de muitos dias fora do ar, devido a ataque de vírus o DCV está de volta!

    ResponderExcluir
  2. Oi Eugênio!
    Tá vivo??? rsrs... Bom que o DCV voltou! Estava pensando que vocês haviam se mudado para passárgada.
    Quanto ao vinho, realmente é bem leve. Mas justo e desce fácil. Bem, não dá para exigir muita complexidade de um vinho de 39 pilas...rs. Mas achei com mais "cara" de Pinot que muitos nacionais mais caros. A loja onde comprei na verdade é aquela rede grande de supermercados, a Angeloni (http://www.angeloni.com.br/adega/index?grupo=1). Não sei se eles enviam, mas vale contactar. Segundo o rapaz que me atendeu, eles vão representar a Aracuri. Pelo que vi, tinham todos os vinhos deles lá na loja de Maringá. Eles têm uma adega grande, refrigerada, e os vinhos são muito bem acondiciodados. Além disso, sempre estão com bons preços em vários rótulos.
    Grande abraço!
    Flavio

    ResponderExcluir
  3. Valeu Flavio! É isso mesmo, você disse tudo, por 39 pilas não dá nem para pensar em complexidade quanto mais exigir... E concordo plenamente, prefiro comprar esse vinho a comprar o pinot da RAR, Almaúnica, Miolo Bueno BellaVista, Monte Paschoal, Aliança, Aurora...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk... Esse é o Eugênio! Concordo em gênero, número e grau! Alguns desses que você cita eu não conheço, mas dos que provei, fico com o Aracuri. Acho que a vinícola está no caminho certo. Se conseguirem imprimir (sem artificialidade) um pouquinho mais de peso no vinho, vai dar samba um dia. Só não podem entrar na moda de querer imitar Pinot chileno.
      Abração,
      Flavio

      Excluir