domingo, 16 de novembro de 2014

Tenuta Valdipiatta Vino Nobile di Montepulciano 2006: Rico!

A Tenuta Valdipiatta produz alguns dos melhores vinhos da denominação Nobile di Montepulciano. Giulio Coporali e sua filha Miriam produzem vinhos com uvas exclusivamente plantadas em seus 30 hectarees de terra em Montepulciano. Oitenta por cento dos vinhedos são de Sangiovese, chamada no local de Prugnolo Gentile. Este Tenuta Valdipiatta Vino Nobile di Montepulciano 2006 , que apreciei com o querido casal Ariel e Aleydis, foi feito com 85% Sangiovese e 15% Canaiolo.  A maturação é feita por 6 meses em pequenas barricas de carvalho Allier e adicionais 12 meses em tonéis de 500 litros de carvalho da Eslavônia (não Eslovênia!). O vinho, da bela safra de 2006, tem cor escura, aromas florais e de cereja, pitanga, chá e depois de um tempo, couro e tabaco. Em boca repete o nariz e mostra-se amplo, rico, com ótima acidez e taninos sedosos. O final de boca é muito longo e com um toque de chá. Um ótimo vinho! Para fãs de vinhos italianos. Ao abrir, deixe respirar um pouquinho, porque os primeiros goles são um pouquinho nervosos. 

5 comentários:

  1. Nossa finalmente um Vino Nobile, pensei que não gostasse desse tipo de vinho. Sou apaixonado por essa denominação, bebi vinhos fantásticos na Itália. Em Montepulciano comprei um vino Nobilie Riserva de um produtor chamado Romeo, na mão do produtor custou 28 euros, mas que vinho...excelente postagem mais uma vez, grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Hélio!
      Gosto sim, e bastante, dos Vino Nobile. Mas preciso bebê-los mais...rs. Realmente são excelentes. Não conheço este produtor que você menciona, mas deve ser coisa boa, hein?
      Obrigado pela visita e comentários de sempre!
      Grande abraço,
      Flavio

      Excluir
  2. Esse produtor é minusculo, não tem importação pra lugar algum que eu conheça...na verdade a dona é uma nona imensa de gorda e de simpatia...kkkk grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. http://www.massimoromeo.it/prodotti.html

    ResponderExcluir