sexta-feira, 3 de abril de 2015

Quinta das Bágeiras Reserva 2010: Belo Bairrada!

Há tempos queria conhecer os vinhos da Quinta das Bágeiras. A vinícola é propriedade do enólogo Mário Sérgio Alves Nunes, considerado uma das estrelas da Bairrada. Ele faz parte do grupo chamado "Baga Friends", formado por produtores como o grande Luis Pato. Felipa Pato, Kompassus (Luis Póvoa - ex-Quinta de Baixo), Quinta da Vacariça, Palácio do Buçaco e Sidônio de Sousa. Este Quinta das Bágeiras Reserva 2010 iniciou muito bem meu caminho pelos vinhos do produtor. É um vinho que tem a Baga temperada com a Touriga Nacional (60/40). A fermentação é feita sem desengace, em pequenos lagares, e a maturação em tonéis de madeira avinhada. É engarrafado sem colagem ou filtração. A produção é pequena. Esta era a garrafa número 1721 de 7529 produzidas. O vinho tem aromas florais e de frutas maduras (amoras e cassis), até meio licorosas, em meio a especiarias e um fundinho amadeirado na medida. Em boca, destacava-se pela acidez vibrante, que lhe aporta grande frescor, e taninos firmes mas muito redondos. Tem um toque terroso delicioso! O final é especiado e com um toque amadeirado, lembrando o engaço. O corte com a Touriga dá uma amansada na Baga (para aqueles que ainda a estranham - Eu a adoro!). É um vinho bastante rico e que oferece muito pelo seu preço (custou um pouquinho menos de 100 pilas). Preencheu completamente minhas expectativas. Aliás, as superou. E foi muito bem com a bacalhoada. Estou agora curioso para experimentar toda a linha, pois dizem que os espumantes são ótimos, assim como os Garrafeiras (branco, Pai Abel Branco e Garrafeira tinto).

2 comentários:

  1. Flavio, meu caro,

    A Bairrada é, definitivamente, minha região portuguesa predileta. Depois do Buçaco Branco 2001, do Tinto 2005 e do Luís Pato Vinha Pan 1996, soberbo, não tenho mais dúvidas. Assim como, penso que a Borgonha na França, o Piemonte na Itália, e a Rioja mais tradicional são minhas predileções nos outros gigantes do vinho europeu.

    Vou, com certeza, provar e trazer os garrafeiras deste produtor. ]

    Abs.,

    Roberto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo Roberto,
      Os vinhos da Bairrada são realmente sensacionais. Estes que você cita são demais. Quanto às regiões que você prefere, são também, na minha opinião, o que há de melhor.
      Depois me fale o que achou dos vinhos deste produtor. Tenho certeza que vai gostar. Logo vou beber o Garrafeira Branco 2011, e estou de olho no Pai Abel.
      Abraços,
      Flávio

      Excluir