sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Valduero Crianza 2010, Quinta da Bacalhoa 2012 e Villa Antinori 2012: Ótimo trio!

A confraria se reuniu em pouco nessa última quinta. Vários deram o calote. Perderam...
Eu levei um Valduero Crianza 2010, das bodegas homônimas. Esse é queridinho da confraria. Os vinhos Valduero são ótimos, desde o Crianza até os tops Gran Reserva e 12 Años. Todos achamos um dos melhores em termos de Crianza, juntamente com o Pesquera, Pago de Carraovejas e Sastre. É sempre certeza de agradar. É um Ribera del Duero 100% Tempranillo, com crianza em barricas francesas e americanas. O nariz é marcado por cereja preta, alcaçuz, tostado e especiarias (noz moscada e cravo). Com o tempo, foi surgindo um mentolado muito gostoso. Em boca, repetia o nariz, tinha um toque cítrico, mostrava ótima acidez e taninos finos. O final era longo e balsâmico. É um vinho que evolui muito bem na taça. Aliás, é uma característica dos Valduero. Uma delícia!
O Thiago levou um Quinta da Bacalhoa 2012. Esse é outro vinho que nunca pode faltar na adega de bebedores de bom gosto...rs. Cabernet Sauvignon Português de muita classe. Mostrava ótima fruta ao nariz, com notas de licor de cassis e amoras, em meio a pimenta do reino. Em boca é denso, com boa fruta e uma picância que dá imponência ao vinho. O final é bastante longo e com um toque apimentado. Os taninos ainda devem se resolver com adega, mas nada que incomode agora. A madeira aparece, mas é muito bem integrada. É um vinho que pode ser bebido agora, e está mais pronto que seu irmão de 2011, mas os pacientes serão muito bem recompensados. Outro belo Quinta da Bacalhoa!
E para finalizar, o vinho levado pelo JP: Villa Antinori 2012. É um Sangiovese cortado com Cabernet Sauvignon, Merlot e Syrah. Ao nariz mostra notas de cereja, tabaco e especiarias. Em boca mostra boa fruta e toques de chocolate amargo. A acidez é ótima e os taninos firmes. É mais seco que alguns de outras safras que bebi. Levemente austero agora, e pedindo tempo para dar uma amaciada. Pede comida! Bom vinho agora, mas deve ganhar com adega. Aliás, os que bebi da linha, eram mais antigos, e estavam muito redondos e complexos.
Isso aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário