segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Beronia Reserva 2011: Premiadíssimo no International Wine Challenge 2016!

Fico muito cabreiro quando leio notícias sobre um vinho que ganhou como melhor do mundo etc, etc... Vide fenômeno Toro Loco. Quando isso acontece, tento beber o vinho para saber do que se trata. Li notícias em vários blogs sobre os prêmios recentes que o Beronia Reserva 2011 ganhou no International Wine Challenge 2016. Bem, este evento está em sua 34a edição, e tem credibilidade. O Beronia Reserva 2011, de Gonzalo Byass, ganhou a tríplice coroa: Trophy, Gold e Great Value (abaixo de 15 Libras). Isso inclui o Rioja Reserva Trophy, Rioja Trophy, Spanish Red Trophy e IWC Great Value Champion Red 2016. Ou seja, é prêmio prá todo lado. Eu gosto dos Beronia. São riojanos que oferecem muita qualidade pelo preço. Este Reserva é feito com Tempranillo e aquelas pitadas típicas de Graciano e Mazuelo. A maturação ocorre por no mínimo 20 meses em barricas de carvalho francês e americano, com adicionais 18 meses em garrafa antes de ser liberado ao mercado. Ao nariz o vinho mostra notas de cereja preta, chocolate, tostado e especiarias como cravo e canela. Em boca repete o nariz e mostra boa acidez. A madeira aparece, mas está muito bem integrada. Os taninos são redondos e o final longo e levemente achocolatado. É riojano com perfil moderno, mas sem perder a raiz. Está pronto agora, mas pode ser guardado por bons anos. O que achei? Muito bom!!! Talvez até melhor no segundo dia e um pouquinho mais resfriado. Assim, o decanter fará  bem. Se encontrar, pode colocar na cesta que não se arrependerá. Eu comprei na Wine For

4 comentários:

  1. Grande Flávio, sumiu hein? Gosto dos Beronias tb, mas 150 pilas pra mim não é muito barato, não pelo que ele oferece. Nesse mês de Agosto bebi alguns vinhos que lembraram um pouco suas degustações, como Cheval des Andes 2007, Amarone I Castei 2006, Estructura Ultra 2007, Herdade dos Grouls Reserva 2005, Brolio 2006, Manso de Velasco 2009, Cavalli 2006 e outros não tão renomados. A cada garrafa aberta uma menção a você... grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Hélio! Pois é, tá meio difícil manter atualizado o blog. Tenho coisa do ano passado engavetada...rs.
      Então, o Beronia Reserva pode ser encontrado na Espanha por 35 pilas, o que considero um preção pela qualidade dele. Aqui no Brasil, varia bastante, mas um leitor do blog já disse ter encontrado por menos de 100 (o que seria um valor adequado seguindo aquela regra de multiplicação por 10 o valor em Euros). Este 2011, em particular, está acima de anteriores que bebi, e comparando com outros Reservas na mesma faixa, justifica o preço. Mas sem dúvida, seria melhor que fosse mais barato. Acho que os prêmios recebidos estão começando a influenciar os preços (como sempre...rs). Além, é claro, das subidas recentes em decorrência das flutuações das moedas.
      Bebeu belos vinhos vinhos, hein? Eu encontrei um Ultra 2003 por bom preço recentemente. Mas fiquei meio encucado em comprar... Obrigado pela lembrança a cada garrafa! O Grous 2005 e Brolio 2006 são memoráveis, não?
      Grande abraço!
      Flavio

      Excluir
  2. Cara o Ultra 2003 eh fantástico por ser um corte com mais cabernet do que malbec. Se vc ainda consegue comprá-lo me avise como que gostaria muito de pegar uma ou duas ampolas se possível. A partir de 2005 o corte é majoritariamente malbec, continuou um grande vinho mas ficou mais novo mundo. Inesquecível mesmo foi o Amarone I Castei 2006, espetacular esse vinho. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu bebi um Ultra 2003 há muito tempo. Presente de minha patroa. O rótulo ainda era o antigo, e vinha em uma caixa bonita de madeira. O que me atraiu na época foi justamente o fato de ter a CS como majoritária.
      Então o Amarone deu o show? Que beleza!
      Abração,
      Flavio

      ps. Vou ver e depois te aviso sobre o Ultra naquele e-mail que você me passou.

      Excluir