domingo, 6 de novembro de 2016

Garcia Schwaderer Sofia Pinot Noir 2012: Ótimo exemplar Chileno!

Não é fácil eu encontrar um Pinot Noir chileno que me agrade. Muitos deles têm excesso de extração, fruta madura demais e madeira em excesso. Não é o caso deste Garcia Schwaderer Sofia Pinot Noir 2012. O vinho é produzido pela vinícola Garcia-Schwaderer (antes chamada Bravado Wines). É um projeto do casal de engenheiros agrônomos e enólogos Felipe Garcia e Costanza Schwaderer. O primeiro, foi enólogo da Casas del Bosque, e ela, da Agustinos. Eles produzem 9 vinhos diferentes, bastante interessantes. Já bebi o Marina Sauvignon Blanc deles, que é ótimo, e tenho um Syrah e um Facundo esperando na adega. Todos têm recebido muitos elogios da crítica internacional. Para se ter uma ideia, este Garcia-Schwaderer Pinot Noir 2012 ficou entre os 50 melhores vinhos chilenos na história, para Robert Parker, e faturou nada menos que 95 pontos de James Suckling (que também não poupou elogios ao Syrah da vinícola). O vinho tem aromas de morangos silvestres, funghi secchi e terrosos. Em boca mostra ótimo frescor, fruta na medida e mineralidade. Nada de exageros, superextração etc. É vinho muito fino, elegante e agradável. Um dos melhores exemplares feitos com esta casta que já apreciei, vindo do Chile. Muito bom, mesmo! Os vinhos do produtor são importados pela Terramatter, que infelizmente, não tem o Pinot Noir no site. 


2 comentários:

  1. Bem legal essa postagem, o Facundo é um excelente vinho e tinha uma relação preço/qualidade espetacular, tem uns dois anos que não o bebo, sobre o pinot noir vou me informar e provar, a terramater tem seu principal distribuidor aqui em Brasília então esses vinhos são mais fáceis de encontrar por aqui. Grande abraço, valeu pela dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Hélio!
      Eu tenho um Facundo aqui. Bom saber que você gostou dele. Experimente o Pinot Noir. Gostei muito dele. Que bom que encontra os vinhos aí em Brasília. Aqui é meio difícil.
      Abração,
      Flavio

      Excluir