domingo, 16 de abril de 2017

Monte do Castanheiro 2011: Bom vinho de entrada da Quinta do Zambujeiro

Sempre quis beber vinhos da vinícola alentejana Quinta do Zambujeiro. Nunca tive a oportunidade ou criei coragem de pagar o preço salgado que custa o seu Zambujeiro. Mas agora, tive a oportunidade de beber seu vinho de entrada, o Monte do Castanheiro 2011
Monte do Castanheiro 2011: Alentejano feito com Alicante Bouschet, Aragonez, Trincadeira e Tinta Caiada, e maturado por 12 meses em barricas de carvalho francês. Cor escura, retinta, nariz floral e com notas de frutas maduras (ameixa e cereja preta) em fundo balsâmico e levemente abaunilhado. O álcool é um pouquinho saliente no início, mas logo as coisas se equilibram. Em boca, boa estrutura para um vinho de entrada e que custa cerca de 10 Euros em Portugal. Boa acidez, sedosidade, taninos redondos, aquele toque de dulçor alentejano e final balsâmico. Um vinho de muito boa qualidade para a sua faixa, e que me deixou entusiasmado para beber o topo de gama Zambujeiro. 

4 comentários:

  1. Grande Flavio,
    Realmente o Zambujeiro não é barato, mas é fantástico. Até hoje guardo na memória o único que tomei, safra 2006. Entre os melhores vinhos já tomados por mim.
    Abraços,
    Márcio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Márcio!
      Bom saber sua opinião sobre o Zambujeiro. Me animo ainda mais a bebe-lo, tão logo seja possível. Ficarei de butuca nas oportunidades.
      Abraços,
      Flavio

      Excluir
  2. Grande Flavio,
    Sem relação com o Zambujeiro, apesar de ser Alentejo também. O Conde d'Ervideira Private Selection está por 150 reais no site do espaço DOC. Considerando que em Portugal esse vinho custa por volta de 25 a 30 euros, acho que está num preço muito bom!
    Abraços,
    Márcio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Márcio!
      Ótima dica! Eu gostava do Lusitano, que sempre achei um vinho bem feito pelo preço. Nunca bebi o Private Selection. Imagino que deve ser muito bom! Falam muito bem dele na Revista de Vinhos. Aliás, abri o site e outros vinhos da vinícola estão com bons preços lá, né?
      Valeu a dica!
      Abraços,
      Flavio

      Excluir