quinta-feira, 13 de abril de 2017

Obrigado, Confrades: Roda Reserva 2011, Mouchão 2011, Pintia 2007, Incógnito 2011, Barolo Enrico Serafino 2012, Imperial Gran Reserva 2007, Brunello di Montalcino Castelgiocondo 2008, Stonewell 2009 e Royal Tokaji 5 Puttonyos 2007!

Perto do meu aniversário, e os confrades resolveram me brindar com uma bela noite, regada a grandes vinhos e os assados do Tonzinho, que sempre deixam boas lembranças. E o negócio foi bom, aliás, excelente! 

A turma caprichou. Só vinhos de primeira. Vejam a seguir:
Levado pelo Thiago: Roda Reserva 2011. Acredito que junto com o de sobremesa, era o único vinho que podia ser bebido sem comida, de forma descompromissada. Os outros já cresciam muito na presença das carnes. Este Roda tinha notas de cereja madura, tabaco e animais. Muito redondo em boca, sedoso, toque cítrico, harmonioso. Bem aberto para um Rioja 2011, e bem gostoso!.
Levado por este que vos escreve: Peter Lehmann Stonewell 2009. Vinho top do produtor australiano. Shirazão de respeito, muito vivo, com 9 anos de idade (apesar de já mostrar bastante precipitado aderido na garrafa). Nariz frutado (amoras), mas sem exagero de extração, leve toque alcoólico no começo, que com o tempo, se equilibrou. Notas florais e minerais. Em boca, boa acidez e taninos firmes. Ficou redondo com o tempo. Prima pela clareza e frescor, mais que pela concentração. Precisa de decanter (~2 horas). Tem anos pela frente. Gostei!
Pintia 2007, levado pelo JP. Aqui o negócio pega. Qualidade incontestável, com o carimbo Vega Sicilia. Já "pintou" por aqui (clique). Notas de cereja preta e chocolate amargo. Muito parecido com o que bebemos tempos atrás. Pegado, nervoso, tânico. Um Pintia para muitos anos de adega. Vinhão! Um Toro!
Incógnito 2011, levado pelo Rodrigo. Já havíamos bebido um levado pelo Paulinho, o Rei dos Portugueses, mas ainda não publiquei. Aqui também o negócio pega. Vinho floral, notas de amoras, minerais e chocolate amargo. Primeira linha! Cresceu absurdamente com a picanha assada pelo Tonzinho. Um vinho para muitos anos de adega. Dos grandes!
Mouchão 2011, levado pelo Paulinho, Rei dos Portugueses. Um super vinho! Mr. Parker gostou dele, atribuindo 95 pontos. E com razão. O vinho é excelente! Ao nariz, notas florais, de frutas silvestres (morangos e amoras) e minerais. Em boca, muito frescor e mineralidade. Final longo e terroso. Uma delícia! Outro que tem anos e anos pela frente. Um Mouchão muito fresco e vivo. Muitos disseram se tratar do melhor da noite.
Brunello di Montalcino Castelgiocondo 2008, de Marchesi di Frescobaldi, ofertado pelo Tonzinho. Brunello maduro, com notas de cereja e ameixas, em fundo terroso. Em boca mostrava acidez vibrante e taninos firmes, que ainda anseiam por uns anos de adega. Ótimo Brunello, companhia perfeita para as carnes assadas pelo Tonzinho.
Barolo Enrico Serafino 2012, levado pelo Joãozinho. Um bebê! Ao ser aberto, completamente fechado, reticente em mostrar a que veio. Mas depois de umas horas, mostrou notas de pétalas de rosas, morangos e framboesas, em meio a notas minerais. Em boca, boa acidez e taninos presentes, como esperado. Precisa de tempo. Algumas horas de decanter já ajudam, mas anos de adega lhe fariam ainda melhor. Barolão! 

Imperial Gran Reserva 2007, outro vinho ofertado pelo Tonzinho. Aqui é certeza de agradar. O Caio já havia nos brindado com duas garrafas deste (Clique aqui e alí). E com 10 anos, o vinho ainda parece jovem. Notas de cerejas e ameixas, em meio a tostados, baunilha e notas cítricas. Em boca, ótima acidez, notas amadeiradas e taninos redondos. Ainda está crescendo. Um belo vinho, sempre. Delicioso!

E para finalizar, um delicioso Royal Tokaji 5 Puttonyos 2007, levado pelo Caião. Estava delicioso!!! Cor já escurecendo, tendendo ao âmbar, aromas de damasco, gengibre, mel e aquelas notas de Botrytis que a gente não sabe descrever. Em boca, um néctar! Como os 10 anos lhe fizeram bem! Muito sedoso, dulçor equilibrado por ótima acidez, toques de gengibre e mel. Excelente! Só faltou o meu Creme Brulee para acompanhar...rs. Falha minha!

Obrigado, confrades! Noite belíssima para celebrar mais um aniversário deste que vos escreve!


6 comentários:

  1. Falar o que heim Flavião!
    Só vinho top para comemorsr o niver!
    Parabéns meu velho, saúde e muitos caldos!!!!
    Ps: ficou show o novo look do blog
    Abraço
    Marcelo
    Blumenau-sc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Marcelo!
      Muito obrigado, meu amigo!!! Desejo o mesmo para você.
      Realmente, só vinhões, né? A turma caprichou.
      Que bom que gostou do novo formato. Acho que ficou mais clean, né?
      Grande abraço e boa Páscoa!
      Flavio

      Excluir
  2. Grande flavio
    Quanto vinhao para comemorar mais um ano de vida!
    Que espetáculo
    O mouchao ja esta bom entao? Tenho um 2011 mas estou num medo de abri-lo e descobrir que esta novo demais!
    Grande degustacao e grande festa
    Renato lopes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Renato!
      Só vinhões, né? Bem celebrado!
      Então, o Mouchão 2011 está um espetáculo! Fresco, mineral, fruta silvestre, taninos finos, tudo de bom. Já pode ser bebido agora, sem problema. Eu vou guardar uma garrafa aqui um pouco mais na adega, só para bebê-lo mais velhinho daqui a uns tempos. Mas provavelmente abrirei outra mais cedo, pois o danado está excelente. Dizem que o Tonel 3-4 está sensacional. O duro é o preço, também "sensacional"...rs.
      Grande abraço e obrigado pela mensagem.
      Flavio

      Excluir
  3. Grande Flavio!
    Vinhos dignos da data.
    Parabéns e muita saúde!
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Alexandre!
      Obrigado, meu amigo! Desejo o mesmo a você!
      Grande abraço,
      Flavio

      Excluir