terça-feira, 2 de maio de 2017

Los Vascos Le Dix 2012: Elegância francesa!

Tive algumas chances de comprar o Le Dix por bom preço, e não o fiz. Agora, após beber este Los Vascos Le Dix 2012, eu fiquei arrependido. Costumava beber o Los Vascos Grande Reserve, que já é um bom vinho (e de bom preço) mas o Le Dix é outro comprimento de onda. Este 2012 foi feito com 85% Cabernet Sauvignon de vinhedos de mais de 70 anos de idade, 10% Carmenére e 5% Syrah. Matura 18 meses em barricas feitas pela tanoaria Lafite. Ao nariz, mostra notas de cassis, cereja preta, alcaçuz, chocolate amargo, tabaco e pimenta-do-reino. Muito rico em aromas. A madeira aparece, muitíssimo bem integrada. Em boca, repete o nariz e destaca-se pela elegância. Mostra boa acidez (que lhe aporta frescor), mineralidade e taninos finos. É sedoso, com final longo e especiado.  É um vinho muito rico, de grande elegância, sem exageros apimentados e com grande potencial de guarda. Bordeaux na veia! Muito bom! Olha, apesar dele ter subido bem de preço, há vinhos chilenos famosões, que custam 2-3 vezes mais, e para os quais este Le Dix não perde a briga.



2 comentários:

  1. Este é um vinho que conheço bem, suporta a guarda muito bem tb, estou com uma garrafa 2004 e outra 2006 já os bebi antes e estavam maravilhosos. Garimpando achamos algumas coisas no chile. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Hélio!
      Bom saber que você gosta dele também. Este vinho me agradou. É um vinho sério e sem exageros. Refinado! Diferente de muitos chilenos por ai, né? Quando beber o 2004 e 2006 me fala como estavam.
      Abração,
      Flavio

      Excluir