sábado, 5 de fevereiro de 2011

Don Melchor 1997, Orin Swift The Prisoner 2008, Crasto Superior 2008 e Terrunyo Cabernet 2008 no aniversário do Akira

Amigos presentes no aniversário do Akira - eu estava no click

Ontem nosso amigo Akira fez aniversário. Para celebrar, nos brindou com belas garrafas e um belo jantar no Ciao Bello.

A primeira garrafa foi de um Don Melchor 1997. Este vinho, obviamente, era um risco, considerando sua idade. Embora ainda bebível, já estava dobrando o cabo da Boa-Esperança, infelizmente... As notas iodadas eram majoritárias e o vinho precipitava rapidamente na taça. A cor era atijolada, do jeito que eu gosto, mas infelizmente o vinho já não entregava tudo que um Don Melchor pode entregar. Uma pena.

E para complicar, foi seguido de um vinho potente e muito rico, o americano do Napa Valley Orin Swift The Prisoner 2008. Era a outra ponta da corda! Vida pura, muita força e potência. Um vinho feito com um corte incomum para nosotros: Zinfandel, Cabernet Sauvignon, Syrah, Petite Syrah, Charbono e Grenache. O vinho era bastante complexo, maduro, frutado, com notas de groselha, cereja e um fundinho de amora. A madeira aparecia com um tostado gostoso. O vinho era levemente doce, talvez herança da Zinfandel, mas tinha a acidez da Cabernet Sauvignon e Grenache. Um belo vinho, na linha dos potentes e com bastante álcool, embora este estivesse bem integrado. O vinho da noite para a maioria.
Mas para mim, o destaque da noite foi o Terrunyo Cabernet Sauvignon 2008, da Concha y Toro. É o vinho que fica entre o Marques de Casa Concha e o irmão maior, Don Melchor. Um vinho ainda jovem, mas que já pode ser bebido. Vinho concentrado, com notas ferrosas, de tabaco, cassis, ameixa e pimenta branca moída. Uma beleza de vinho, com final longo e que deve estar redondinho daqui a um ou dois anos.
Bebemos ainda o Crasto Superior 2008, cujo exemplar da safra 2007 já foi comentado aqui no Vinhobao. Este 2008 estava muito parecido com o 2007, o que é bom, pois mostra regularidade e personalidade. As notas de amora madura são evidentes. Um vinho bem frutado, com um nariz muito bom e que corresponde na boca.


Bem amigo Akira, felicidades e obrigado pela bela comemoração!

2 comentários:

  1. Flavio,
    Se não for pedir muito, seria possível indicar a importadora dos vinhos?
    Abraços,
    Luciano

    ResponderExcluir
  2. Oi Luciano,
    Os vinhos da Concha y Toro eram representados exclusivamente pela Expand, mas agora não mais. Embora eles ainda tenham alguns vinhos, como o Terrunyo. Vi no Outlet da Bandeirantes recentemente, mas de safras anteriores. Você também pode encontrar na Wine. O Crasto é importado pela Qualimpor, mas também pode ser encontrado na Wine. O Prisoner infelizmente acho que ainda não tem importadora no Brasil.
    Abração,
    Flavio

    ResponderExcluir