segunda-feira, 9 de maio de 2011

Dukesfield Pinot, Entre II Santos e Klein Steenberg - Boas compras!

Nesta última quinta três vinhos me chamaram a atenção pela qualidade e custo benefício. O primeiro deles, levado pelo amigo João Paulo, foi o Dukesfield Pinot Noir 2008. Um sul-africano muito fresco e cheio de fruta. Vinho da vinícola De Wetshof e obra do enólogo Danie de Wet, considerado um dos melhores na África do Sul. Não passa por carvalho novo para ressaltar a fruta. O nariz é excelente, com muita fruta madura (morango e cereja). Os aromas persistem e não se esvaem na taça. Em boca é muito agradável, fresco e com taninos redondos e acidez ajustada. Um vinho muito bom pelo preço. Muito melhor que muitos Chilenos por aí... E mais para o lado borgonhês. É comercializado pela Mistral.

O segundo vinho, levado pelo amigo Rodrigo, foi o português da Bairrada Entre II Santos 2006, de Campolargo. É um vinho muito bom e apreciado em outras ocasiões na confraria (mas de safras anteriores). É um corte inusitado, de baga, castelão nacional e pinot noir. Não passa por barricas de madeira para ressaltar a fruta. O nariz é frutado, com notas de cereja e framboesa. Em boca é redondo, com boa acidez, bom para comida. É também um vinho de boa relação custo benefício. Agrada sempre. É comercializado pela Mistral.

O terceiro vinho foi levado pelo amigo Tom e também foi um sul-africano, mas de corte bordalês, o Klein Steenberg 2006. Muitos consideram os cortes bordaleses sul-africanos os que mais lembram os originais de Bordeaux. Eu concordo. Quem tiver oportunidade, prove um Paul Sauer, da Kanonkop e verá que é melhor que muitos Bordeaux. Este Klein Steenberg é um corte de 50% Cabernet Sauvignon, 35% Merlot e 15% Cabernet Franc. Passa 12 meses em barrica de carvalho francês. O vinho é frutado, com notas de cereja, romã, e toques de chocolate amargo e apimentados. É de leve para médio corpo, com taninos corretos e acidez presente, que lhe confere alegria. É um vinho festivo, fácil de beber. Um belo achado. Alguns dos confrades não gostaram, mas eu achei muito agradável e de bom custo benefício. Vale a pena experimentar. É comercializado pela Expand.

Nenhum comentário:

Postar um comentário