terça-feira, 5 de julho de 2011

Caves São João Porta dos Cavaleiros 1996

Eu gosto muito dos vinhos das Caves São João, sejam eles da Bairrada, ou do Dão (rimou!). São vinhos únicos, clássicos e sem modismos. Além disso, são altamente gastronômicos e com grande capacidade de envelhecimento.
Neste Porta dos Cavaleiros Reserva 1996 o charme começa pelo rótulo, de cortiça, e se estende à sua bela cor rubi e aromas que lembram um bom borgonha. Aliás, muitos dizem que o Dão é a borgonha portuguesa (talvez até por isso eles utilizem as garrafas borgonhesas). Para manter-me na mesma linha, utilizei taças para borgonha.
Esse vinho é feito com as castas Touriga Nacional, Aragonês, Alfrocheiro e Jaen (a Mencia espanhola). Apesar da idade, tinha aromas ainda vivos de frutas, com notas de framboesa e cereja seca, mescladas a notas terrosas. Em boca, os taninos são presentes, mas bem domados. A acidez típica dos vinhos do produtor aparece e está muito bem integrada, fazendo do vinho uma excelente companhia para bons pratos. Um leitãozinho à pururuca seria uma ótima pedida. Em boca o vinho é seco, leve e deixa impressões da madeira (sândalo) e final herbáceo. É vinho gastronômico que pode não agradar a todos, mas que tem seu público fiel (como eu). São vinhos a serem conhecidos, tanto os da Bairrada, quanto os do Dão; tanto os tintos, quanto os brancos, e também os espumantes. Aliás, experimente um dia o espumante Caves São João tinto, feito com baga,  acompanhando feijoada. É pedida certa!
Os vinhos das Caves São João são importados pela Vinci. Seus preços, principalmente quando jovens, são muito bons. Assim, podem ser ótimas opções para comemorações futuras.

4 comentários:

  1. Caro Flávio,

    Este vinho é realmente soberbo! Foi o melhor que degustei no último Vini Vinci (mas era da safra 1985!).
    É nessas horas que compreendemos melhor a verdadeira riqueza do mundo do vinho...

    Abs,

    Luiz Cola

    ResponderExcluir
  2. 1996!!!!!! Tomou sozinho?????
    Não faz assim Flavio!
    Abs, JP

    ResponderExcluir
  3. Caro Luiz,
    Você tem toda razão. São vinhos muito ricos. Eu bebi o 1985 e também gostei muito. Acho que ele tem capacidade de evoluir ainda mais. O 1996 acho que já estava em sua plenitude.
    Grande abraço,
    Flavio

    ResponderExcluir
  4. Caro JP!
    Sabe o que aconteceu? Como o vinho era de 1996 fiquei receoso de levar, não estar bom, e o pessoal me dar o troféu Palo Alto... rs. Ai tive que beber sozinho. E tava bãaaao!!!!
    Abração,
    Flavio

    ResponderExcluir