segunda-feira, 18 de julho de 2011

J.Alberto 2009 - Belo vinho da Patagônia

Hoje à noite passei na casa de meu amigo Paulão para deixar-lhe uma iguaria de Minas, e obviamente, o amigo estava degustando um bom vinho. Não resisti e tive que acompanhá-lo. O vinho era um J.Alberto 2009, da Bodega Noemia, da Patagônia. A Bodega Noemía produz poucos vinhos, de maneira orgânica e biodinâmica, em pouca quantidade, a partir de parreiras antigas plantadas em pé franco, sem enxerto. Seu ícone, o Noemía, tem hoje destaque mundial, e cada videira produz menos de uma garrafa. O J.Alberto também tem uma produção pequena, limitada a 9.000 garrafas. É um corte de Malbec (95%) e Merlot (5%). Embora em pequena quantidade, a Merlot aparece e aporta complexidade ao vinho. Este 2009, embora novo, já pode ser apreciado, mas deve evoluir que é uma beleza nos próximos anos. É um vinho denso, suculento, com notas de ameixa, figo e amora entremeadas com notas de grafite e alcaçuz. Embora seja um vinho concentrado, não é nem um pouco enjoativo, pelo contrário. Ele não tem exageros de frutas compotadas e nem madeira, e conta com uma acidez muito boa e perfeitamente integrada. A propósito, a partir de 2010 a bodega não mais utilizou barricas novas para o J.Alberto, apenas de segundo e terceiro uso. Gosto disso, pois dá finesse ao vinho.
Este 2009 pode ser apreciado sozinho, mas obviamente é par perfeito para carne na brasa. É vinho para ser decantado ou aberto com bastante antecedência. Belo vinho! Isso aí Paulão!
Os vinhos das Bodegas Noemia são importados pela Vinci.

2 comentários:

  1. Digo isso até hoje: Esse é o melhor vinho argentino que já tomei. Foi da safra 03.

    Abraço,

    Eugênio

    ResponderExcluir
  2. Também gostei do danado Eugênio! É vinho que tem personalidade e sem maquiagem. E acho que é daqueles que envelhecem muito bem. Vou ver se acho um mais "velhinho" para apreciar um dia.
    Abraços,
    Flavio

    ResponderExcluir