quarta-feira, 13 de julho de 2011

Trinch! 2009, Encierra 2005 e Luigi Bosca Malbec Reserva 2009



Ontem o amigo JP (João Paulo) nos convidou para uns queijos em sua casa. Levei então um vinho que me foi indicado pelo amigo Eugênio, do Decantando a Vida. O vinho é um  biodinâmico do Vale do Loire, mais especificamente de Bourgueil, que fica ao norte de Chinon. Como esta última, também produz excelentes Cabernet Franc, que segundo Hugh Johnson, cerca de 100 anos atrás, rivalizava com grandes Bordeaux. Os Cabernet Franc do Vale do Loire são distintos daqueles do resto do mundo (e tem bom preço pela qualidade). Têm muita vida e elegância. São vinhos que podem ser bebidos jovens mas que recompensam pessoas pacientes e que os mantêm na adega por uns anos. Bem, o vinho que levei é um Trinch! 2009, dos produtores Catherine e Pierre Breton. O vinho tinha notas de framboesa, pimenta branca, azeitona preta, tabaco e grafite. É um vinho mineral e com ótima acidez. Gastronômico por natureza. Nada de peso e sim, um vinho alegre e fácil de beber. Os taninos são sedosos e o final é médio. Foi um ótimo acompanhamento para o queijo de cabra (que é temperamental em questão de combinação). Depois de um tempo na taça liberou aromas que lembravam o Cabernet Franc do Marco Danielle. Valeu a indicação Eugênio! O vinho é importado pela Worldwine.
O segundo vinho, ofertado pelo João Paulo (que o ganhou do Paulão) foi um chileno, da familia Eyzaguirre, o Encierra 2005. O vinho é um corte de 60% Cabernet Sauvignon, 30% Syrah, 3% Carménère, 2% Petit Verdot e 5% Merlot que maturou 12 meses em barricas de carvalho francês. Todos juravam que tinha Malbec no corte, pois é do tipo mais doce e com notas evidentes de figo. Também possuia notas de baunilha e leve chocolate ao leite. Em boca é um vinho bem gostoso, redondo, sedoso. Eu achei um pouco doce e senti falta de certa pegada (que poderia ser dada pela Carmenére e Petit Verdot - que não aparecem muito no blend). Mas é um vinho muito gostoso de beber e fácil de agradar. É importado pela Ana Import.
Bem, e fechamos a noite com um Malbec que sempre agrada, de Luigi Bosca, o Malbec Reserva 2009. O vinho estava altamente floral, com notas fortes de violeta. A fruta era vivíssima, com amora e ameixa bem presentes e mescladas com notas especiadas. Em boca repetia o nariz e mostrava taninos já bem resolvidos, mesmo sendo novo. Um vinho do tipo maduro, bem gostoso e de boa relação custo-benefício.
Bem, eu gostei dos vinhos na ordem que os descrevi. O Trinch! é um vinho sincero, gastronômico e mais complexo - faz mais meu estilo; o Encierra é um bom vinho, gostoso de beber até sem comida, mas bem estilo internacional e o Luigi Bosca é um bom Malbec, sempre confiável e companhia certa para um churrasco.
Bem, vou correr por que hoje à noite tem especial da confraria e não posso atrasar. Logo postarei sobre os vinhos que apreciaremos.



2 comentários:

  1. Valeu você Flavio pela nova deferência. Que bom que gostou do vinho, devo tomar outra garrafa dele no sábado.

    Forte abraço

    Eugênio

    ResponderExcluir
  2. Grande Eugênio,
    Eu que agradeço a dica, que foi muito boa. Espero que aprecie esta nova garrafa no sábado.
    Abração,
    Flavio

    ResponderExcluir