quarta-feira, 27 de julho de 2011

Vega Sauco 2003 e Angheben Barbera 2010

Este final de semana visitamos nossos cunhados Pedro e Mitie em Vinhedo e lá apreciamos um belo churrasco regado a dois bons vinhos. O primeiro, que adquiri na Expand do outlet premium da Bandeirantes, foi um Vega Sauco Crianza 2003. Se não me engano, este vinho agora é o Vega Sauco Piedras, que tem ganhado admiradores no Brasil pela sua qualidade e bom preço (se eu estiver errado, por favor, me corrijam). Este Crianza 2003 estava uma delícia! É um vinho orgânico, da região de Toro mas que não tem toda aquela potência característica dos vinhos da região. É um vinho mais fresco, com muita fruta e muito elegante. Ao nariz, notas deliciosas de cereja madura mescladas a notas de cravo e leve tabaco (que depois de um tempo ficaram mais expressivas). Vinho de excelente nariz! Em boca era fino, de médio corpo e com taninos muito sedosos. Vinho de excelente custo-benefício e que atualmente é comercializado pela Ravin. Estou curioso para conhecer seus irmãos maiores.
Apreciamos ainda um vinho da vinícola brasileira Angheben, o Angheben Barbera 2010. Eu já conhecia o Touriga Nacional e tinha curiosidade para conhecer este Barbera, muito elogiado pelo Didú Russo. O vinho tem bons aromas de cassis e baunilha. Em boca é leve (até um pouquinho ralinho...), um pouco doce, mas com taninos bem ajustados. Ainda tem certa distância dos originais italianos, mas está no caminho. É um vinho simples, fresco, alegre, e como diria o Didú, próprio para acompanhar a macarronada de domingo. Agrada a gregos e troianos. Um custo benefício muito bom. Os vinhos Angheben são comercializados pela Vinci.

2 comentários:

  1. Flávio, eu já bebi este Barbera duas vezes e uma, em especial, ele me agradou muito. A outra garrafa achei meio mais ou menos, sem pinta nenhuma de de Barbera. Vou dar a terceira chance, ainda mais depois do seu post, pois a derradeira garrafa está na adega. Abraços, Rodrigo

    ResponderExcluir
  2. Caro Rodrigo,
    Tomara que a terceira esteja boa! Eu achei um vinho leve, alegre, bom para uma pizza ou macarronada. Também senti que falta características da casta. Mas torço para que com o tempo os vinhos da Angheben ganhem mais em tipicidade, principalmente por que a vinicola pratica um bom preço, não caindo na onda de alguns produtores nacionais que estão praticando preços irreais.
    Grande abraço,
    Flavio

    ResponderExcluir