sábado, 9 de julho de 2011

Ventisquero Grey Merlot 2007 - Bom vinho!


A linha Grey é uma linha especial da vinícola chilena Ventisquero. Fica acima dos bons Queulat. Os vinhos, feitos sob a batuta do enólogo Felipe Tosso, são maturados por 18 meses em barril de carvalho e descansam em garrafa por 8 meses antes de irem ao mercado. A partir de 2008 levam no rótulo a inscrição "single block", em referência a um conjunto de características que lhes dão características peculiares. O Ventisquero Grey Merlot 2007 é um vinho muito agradável, feitos com uvas de Apalta. Possui uma bonita cor granada escura e aromas muito ricos de ameixa, figo e cacau. Além disso, notas de especiarias, como pimenta-do-reino e canela. Aliás, se não tivesse estas notas especiadas e de cacau seria facilmente confundido com um bom Malbec. No entanto, em boca a diferença já é evidente, pela acidez e pelos taninos, que embora apareçam são bastante finos e sedosos. O vinho tem bom corpo e um final bem gostoso. Depois de um tempo no decanter fica muito redondo e fácil de beber. Aliás, a decantação por no mínimo 30 minutos é recomendada. Um vinho muito bom da Ventisquero! Em São Carlos os vinhos da Ventisquero podem ser encontrados na Mercearia 3M, do amigo Idinir.

2 comentários:

  1. Devo todo respeito ao sr Flávio. Mas, na realidade, peço-lhe permissão para comentar um pouco diferente. O vinho é muito bom, porem, não é melhor do que o QUEULAT. Em alguns aspectos o QUEULAT parecem até melhores. Na minha opinião, apenas mudaram os rótulos: os dois vinhos são muito bons, mas não dá pra definir a superioridade de um sobre o outro. Ambos se igualam em tudo, ou quase tudo. É apenas uma questão de sensibilidade ou de gosto de cada um.São ótimos vinhos. Sugiro que o GREY baixe mais de preço

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo,
    Obrigado pela visita e comentário. Quando escrevi que a linha Ventisquero "fica acima da Queulat", quis dizer hierarquicamente (e em questão de preço). No entanto, os Grey são vinhos mais elaborados, feitos com uvas mais selecionadas e aguentam mais guarda que os Queulat (Gran Reserva). São portanto, vinhos diferentes. Também gosto dos Queulat, que acho muito justos. Mas aqui, estamos tratando de vinhos muito próximos. Aliás, inclusive em preços, pois encontro aqui em São Carlos os Grey apenas um pouquinho mais caros que os Queulat. Mas concordo com o amigo quando diz que os Grey deveriam baixar de preço. E isso vale para todos os vinhos chilenos, que tem aumentado muito de preço ultimamente.
    Abraços e volte sempre!
    Flavio

    ResponderExcluir