quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Grand Cru Tasting em Campinas! A Confraria do Ciao foi e gostou!

A Confraria do Ciao foi em peso ao Grand Cru Tasting em Campinas. Só faltaram o Caio e Fernandinho, acostumados a dar furos... O evento ocorreu na própria loja da Grand Cru Campinas, e foi muito bem organizado. É claro que sempre tem aquelas pessoas que conhecem pouco de etiqueta de degustação, como evitar ir direto ao melhor vinho do produtor, usar perfume etc. Mas isso é normal. 
Achei legal as estações temáticas, como a de Pinot Noir, espumantes, brancos e outras,  nas quais havia exemplares de diversas regiões do vinicolas do mundo, para comparação. Isso é interessante. 
O destaque absoluto foi para a vertical do supertoscano Il Blu, top da vinícola italiana Brancaia. Um show!
Algumas garrafas dos maravilhosos Il Blu
Estavam disponíveis vinhos das safras de 1994, 1996, 1999, 2000, 2001, 2002, 2003, 2005, 2007 e 2008. Bem, faltaram o 2006 e o belíssimo 2004, o mais pontuado de todos eles. Mas e dai? Estava maravilhosa a vertical! Todos vinhos excelentes, mas eu destaco o 1996, 1999 e o mais novinho 2007. Só esta vertical já valeria nossa viagem à Campinas, mas teve mais. 

Representante da Viticcio e o maravilhoso Viticcio Chianti Clássico Riserva 2007

Como sou fã de italianos, não posso deixar de citar o Barbaresco del Produttori del Barbaresco e o delicioso Viticcio Chianti Clássico Riserva 2007 (número 40 na lista dos top 100 da WS). O Este último foi um dos meus preferidos no evento. Tive que apreciá-lo algumas vezes. A propósito, o Chianti Clássico 2008, não reserva, também estava excelente. 
No campo dos brancos, gostei muito do Chateauneuf du Pape La Nerthe 2008, que é bastante rico e fresco.
Os portugueses estavam bem representados pela Quinta do Noval e Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo. Gostei bastante dos vinhos destes dois produtores. Da Quinta do Noval, além do Porto 10 Anos (claro), gostei do Cedro, e da Quinta Nossa Senhora do Carmo, preferi o Reserva ao Gran Reserva. Aliás, já havia apreciado o Reserva 2007  algum tempo atrás, oferecido pelo amigo JP. Migrando agora para a América do Sul, gostei dos sempre justos Medalla Real (Syrah e Cabernet) da Santa Rita e fiquei um pouco decepcionado com o Casa Real, top da empresa, do qual esperava mais. Adorei o Sideral e Altair, vinhos muito elegantes.
 
Representante da Tabali com o denso e saboroso Payen
Os Syrah chilenos se destacaram. A Matetic mostrou dois bons exemplares deles (com boa mineralidade), assim como a Tabalí, que tem um estilo bem mais denso e maduro. O Tabalí Payen 2007 foi sucesso no evento. É um vinho de mastigar, muito denso (até um pouco demais para o meu gosto), mas com mineralidade e muitíssímo saboroso. Em alguns anos deve ficar maravilhoso. Bem, dos Argentinos, não posso deixar de citar o Pulenta XI 2007, que é para mim um dos melhores Cabernet Franc da Argentina e um projeto novo do grupo Clos de los Siete, o Diamandes, que tem o bom Perlita (Malbec e Syrah), sem madeira e bem vivo, e o Diamandes de Uco Gran Reserva Malbec, que é bastante denso e com um belo final. 
Bem, teve mais, mas vou parar por aqui. O evento foi muito legal, bem organizado, com bons vinhos (servidos em boa quantidade, até com repetição) e boa comida. Além disso, o pessoal da Grand Cru Campinas foi muito atencioso. Parabéns!


Nenhum comentário:

Postar um comentário