segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Trapiche Single Vineyard Adriana Venturin 2006, Esporão Reserva 2008, Quinta da Bacalhoa 2009, Pessac-Leognan de Martillac 2005 e [Yellow Tail] Shiraz 2010

Na última reunião da Confraria o Caião matou a pau! Levou mais uma vez um Trapiche da série Single Vineyards que estava delicioso. Ele já havia nos brindado com um Fausto Orellana de Escobar 2007, um Domingo Sarmiento 2007 e nesta reunião levou um Trapiche Viña Adriana Venturin 2006. Um vinhaço! Ao nariz deliciosos aromas de ameixa, figo, café-com-leite e leve tabaco. Em boca, repetia o nariz e tinha taninos finíssimos e final longo, delicioso. Aliás, todos estes Malbecs da linha Single Vineyards da Trapiche são muito bons. Nadinha a ver com aqueles Malbecs cheios de extração, muito doces etc. São vinhos acima da média.
O Rodrigo levou um Esporão Reserva 2008 que eu já havia bebido no final do ano passado (veja aqui) e bebi depois também na degustação recente da Mercearia 3M. É um ótimo vinho, com notas de frutas vermelhas, chocolate e tabaco. Muito gostoso em boca, como é tradição do Esporão Reserva, que considero um ótimo custo benefício. É sempre certeza de agradar.
O Tonzinho levou um Quinta da Bacalhoa 2009, novinho, novinho. Muito bom, mais ainda muito fechado, com taninos ainda muito presentes. Deve ficar ótimo com um tempinho de adega. Mas já dá para tomar agora, depois de uma boa decantação e com comida gordurosa.
Eu levei um Pessac-Leognan de Latour de Martillac 2005. É o segundo vinho de Latour de Martillac, e já havia bebido uma garrafa dele tempos atrás (veja aqui). Bem, aqui fica patente aquela máxima "cada garrafa, uma garrafa...". Estava bem diferente do primeiro. Este que levei agora estava fraquinho, aguado, embora bebível. Mas o pessoal não gostou. Aliás, nem eu. Mas talvez se ele tivesse sido bebido sem a presença dos "pessoal" potente aí de cima, fosse melhor avaliado.
Mas não gostaram mesmo foi do vinho que o JP levou. Era o australiano [Yellow Tail] Shiraz 2010. Eu estava com vontade de provar este vinho, pela fama que ele tem de ser um dos mais vendidos nos EUA e no mundo. É claro que não esperávamos muito dele, pois é um vinho barato e feito para o grande público. Mas ninguém gostou. Todos achamos muito doce, enjoativo, sem apelo. Talvez agrade iniciantes e principalmente os americanos, que geralmente gostam de vinhos assim. Eu fiz até uma postagem separada dele, mas aconteceu algum problema com a sua formatação e acabei tirando.  O JP disse que bebeu o Merlot e que ele estava gostoso. Mas eu esperava que o Shiraz, uva muito bem trabalhada na Austrália, fosse bom. Bem, o Tom, por brincadeira, o colocou de cabeça para baixo na foto, pela decepção que causou.
O JP arriscou e não se deu bem... Se alguém tinha alguma dúvida, está dirimida: O JP vai levar o Trofeuzão este ano! Vamos torcer para que no próximo ano ele perca a chave do armário... rs.

4 comentários:

  1. Flavitz,
    Se você der uma olhada na foto vai perceber que a garrafa de vinho levada pelo senhor esta pela metade,isto quer dizer que o vinho era tão ruim quanto o shiraz,portanto divido as glórias do troféu com você.
    Abs, JP

    ResponderExcluir
  2. JP,
    Metade de jeito nenhum! 1/5! E veja que a foto foi tirada em ângulo. É só ver que há um arco no fundo, ou seja, ali tem no máximo 120 ml! E o Canguru do Rabo amarelo só não ficou cheinho por que todo mundo queria confirmar se realmente você tinha levado um negócio daqueles... rs. Ah, e se voltássemos o que foi descartado, enchia a garrafa de novo... rsrs...
    De qualquer forma, esta garrafa do Pessac não estava mesmo das melhores. Mas é de longe, longe, melhor que o amarelinho... Ou seja: O troféu é seu e ninguém tasca!!!! kkk
    Abração!
    Flavitz

    ResponderExcluir
  3. Flavio,
    Conheci recentemente esse Esporão Reserva. Mas o 2007.
    Em breve no blog.
    Belo vinho, tudo no lugar e esse corte franco-luso que chama a atenção.
    Comprei o 2008 para comparar.
    Legal!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Caríssimo Alexandre,

    O Esporão Reserva é sempre certeza de agradar. Eu acho que o 2007 está melhor, pela safra, mas o 2008 está excelente também. Veja meus comentários sobre o 2007 tempos atrás em http://vinhobao.blogspot.com/2010/10/volta-do-cara-como-diria-o-caiao.html.
    Estou certo de que você gostará do 2008! É vinhobão!
    Grande abraço,
    Flavio

    ResponderExcluir