segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

E ainda em 2011, dois Uruguaios de peso: Prelúdio 2005 e Massimo Deícas Tannat 2007

E antes que o ano se encerrasse, ainda apreciamos na casa do Carlão dois belos vinhos uruguaios da Família Deicas. O primeiro deles, já comentado aqui no blog, foi Prelúdio Lote 81 2005. É um vinho feito com 38% Tannat, 22% Cabernet Sauvignon, 10% Cabernet Franc, 15% Merlot, 8% Petit Verdot e 7% Marselan. Um corte bastante interessante e que gera um vinho muito complexo. Ao início, a baunilha e tostado aparecem bastante, mas com o tempo vão surgindo notas de figo seco, anis e ameixa em compota, além de chocolate e caramelo. Em boca é um vinho amplo e muito sedoso. Pela segunda vez, gostei muito do danado.
Em paralelo, apreciamos outro da Familia Deícas, agora um puro Tannat, o Massimo Deícas Tannat 2007. É o Tannat top da vinícola, cujo nome é homenagem ao seu fundador. O vinho descansa por no mínimo 18 meses em barricas novas de carvalho francês. Ao nariz, é suntuoso, com notas densas de frutas negras, alcaçuz e madeira na medida certa. Em boca, é muito amplo, estruturado, mineral e com taninos presentes, mas muito finos. Tudo isso, junto com uma acidez que pedia comida, de preferência uma bifão grosso de picanha. Que beleza de vinho! Um dos melhores Tannats que já apreciei. Com alguns anos de adega deve ficar sensacional. 
Contra rótulo do Massimo Deicas
E como os amigos ainda não estavam satisfeitos, ainda abriram um Palácio da Bacalhoa 2007, belo vinho que já comentei aqui no blog duas vezes, e por isso não tecerei mais comentários. Está melhorando a cada garrafa. Jeitão bordalês e com muitos anos pela frente.
Bem, agora é 2012 vindo aí... Que belos vinhos nos aguardem.

Nota pós-postagem: Como eu suspeitava, o Massimo Deícas é a nova denominação para o  grande Família Deicas 1 Cru D'Exception Tannat. Escrevi para a vinícola e o Sr. Diego Pérez, do Departamento de Exportação, prontamente me respondeu com a informação. A propósito, os vinhos da Família Deícas são importados pela Interfood

2 comentários:

  1. Flavio,

    Os vinho Preludio da Familia Deicas são fantásticos, sou fã e o prefiro a muitas bobagens caras do Chile e Argentina. Você já provou o Preludio branco? Não é um vinho barato (em torno dos 120,00) mas comprado em turma fica bom.

    Forte abraço,

    Eugênio

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com você Eugênio! Eu quero guardar uma garrafa do Prelúdio para tomar mais evoluído, pois acho que deve envelhecer muito bem o danado. Ainda não experimentei o branco, mas estou curioso agora.
    O Massimo Deícas Tannat fica ainda degraus acima do Prelúdio! Um Super Tannat! Vale a pena. Uma amiga trouxe do Uruguai, onde já é caro, na faixa do 1 Cru. Aqui é uma facadinha... Aliás, acho que o Massimo é o novo nome do 1 Cru D'Exception Tannat. A conferir...
    Grande abraço!
    Flavio

    ResponderExcluir