sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Herdade do Grous Reserva 2005, Crasto Vinhas Velhas 2008 e um Tokaji Hetszolo 2000 para arrematar!

Ontem mandamos ver em dois portugueses de responsa, que não desagradaríam nenhum enófilo de bom gosto. O primeiro, que levei para os amigos foi o alentejano Herdade do Grous Reserva 2005. A bela vinícola alentejana Herdade do Grous produz poucos vinhos. O colheita é produzido todos os anos, tanto o branco quanto o tinto. Os Reservas (branco e tinto) apenas em grandes safras, e o 23 Barricas (feito com Syrah e Touriga Nacional), apenas em safras excepcionais. Há também o Moon Harvest tinto, feito com Alicante Bouschet colhida na fase de maior influência lunar, segundo a vinícola. Aliás, a Alicante Bouschet tem participação importante nos vinhos desta vinícola.
Eu apreciei tempos atrás algumas garrafas do colheita tinto, que é muito bom. Mas este Reserva 2005 que levei para os amigos ontem fica alguns bons degraus acima em sofisticação e complexidade. O vinho é feito com Alicante Bouschet, Syrah e Touriga Nacional e matura 12 meses em barricas novas de carvalho francês. É riquíssimo em aromas, com notas de cereja, amora e ameixa, em meio a alcaçuz, tabaco e chocolate. Em boca é untuoso, amplo, denso, com tudo muito equilibrado. Os taninos são levemente terrosos. Uma beleza de vinho! Entre os melhores.
E como a noite era portuguesa, com certeza, o JP levou um nosso amigo constante, que todos adoramos, e que já foi comentado aqui no blog várias vezes. Desta vez, foi o duriense Quinta do Crasto Vinhas Velhas 2008. Já apreciamos este danado antes, inclusive, em um belo embate com o Meandro 2008 (Veja aqui). Este de ontem parece que estava ainda mais gostoso que o primeiro. Aromas frutados deliciosos, com destaque para a cereja e cacau. Em boca, repetia o nariz e mostrava taninos sedosos e muito equilibrio. Uma delícia de vinho, sempre!
E para fechar a noite, levei um garrafa do Tokaji Hetszolo 2000 para os amigos apreciarem com a torta síria que o Fernandinho sempre oferece. Dias atrás eu já havia aberto outra garrafa deste mesmo vinho e comentado aqui no blog (veja aqui). Desta vez, fui menos "egoísta" (rs) e dividí com os amigos. E como não poderia deixar de ser, eles gostaram do néctar rico em notas de mel e amêndoas.
Bem, como de costume, mais uma noite de belos vinhos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário