terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Elvio Cogno Langhe Montegrilli 2008 - Arrebatou meu coração!

A vinícola piemontesa Elvio Cogno pertence a uma família que tem se dedicado à produção de vinhos por quatro gerações. Ela fica na belíssima Azienda Agrícola Elvio Cogno, na comuna de Novello, na zona de Barolo. A propriedade se dedica exclusivamente à produção de uvas autóctones (Nebbiolo, Barbera, Dolcetto e Nascetta). Seus vinhos têm sido altamente elogiados pela crítica especializada. Recentemente eu adquiri alguns deles, e ontem, experimentei o primeiro: Elvio Cogno Langhe Montegrilli 2008. É um vinho feito com a maravilhosa Nebbiolo (50%), que tanto gosto, e Barbera (50%). O afinamento é feito por 12 meses em barricas Allier de segundo uso, e o vinho descansa por adicionais 6 meses em garrafa antes de ser comercializado. Ao abrí-lo e sorver na taça, já suspeitei da beleza que estava por vir. A bela cor rubi, límpida e transparente, acenava para um vinho fino e de alma italiana. Os aromas de pétalas de rosas e violetas se manifestaram imediatamente. A fruta, representada pela framboesa e groselha, se mesclava aos aromas florais e e notas especiadas de alcaçuz, com um fundinho de baunilha. Em boca, o álcool estava perfeitamente integrado à uma acidez vibrante e taninos corretíssimos. Aliás, este é o grande destaque do vinho: Equilíbrio perfeito! E o vinho ía se mostrando na taça, enchendo minhas narinas com aqueles aromas deliciosos e persistentes, assim como era o seu final em boca. Que delícia! Bem, os amigos podem dizer que sou suspeito, pois já manifestei inúmeras vezes minha paixão pelos vinhos italianos, mas acreditem em mim: É um belíssimo vinho! Ele agrega tudo que se pode esperar de um vinho: Alegria, vivacidade, equilíbrio e ainda por cima, bom preço! Que mais vocês querem? Eu estou ansioso para abrir a garrafa do elogiado Barbaresco 2008 que adquiri na mesma oportunidade. Deve ser outra maravilha. Na verdade, estou curioso para experimentar todos os vinhos do produtor, pois pelo primeiro, senti que vou ficar altamente satisfeito! Aliás, no site da vinícola se lê que "In vini di Casa Cogno desiderano trasmettere emozioni e farsi recordare: una buona compagnia che allieta l'anima di chi li degusta con l'entusiasmante sinceritá" ou seja, os vinhos da Casa Cogno buscam transmitir emoção e serem lembrados: uma boa companhia que alegra a alma de quem os degusta com entusiasmo e sinceridade (como eu fiz...).
A propósito, mostro abaixo algumas fotos que extraí do site do produtor, onde podem ser encontradas belas imagens da propriedade. Sem dúvida um local paradisíaco como este é inspirador para produção de belos vinhos.
Nota: Os vinhos Elvio Cogno são importados pela Vinosyvinos, que tem, além de todos os vinhos deste produtor, um ótimo portifólio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário