quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Palazzo della Torre 2008: Vinhobão para amantes de vinhos italianos!

A vinícola Allegrini é muito tradicional no Vêneto e produz vinhos muito bons. Este Palazzo della Torre 2008 foi feito com as castas Corvina Veronese (70%), Rondinella (25%) e Sangiovese (5%), utilizando a tradicional técnica do ripasso. O vinho matura por 16 meses em barricas de carvalho. Sua cor é forte e seus aromas muito envolventes, que vão se alterando em taça. Notas de amora madura, uva passa, tabaco, balsâmicas e chocolate. E no fundinho, como diria o amigo Vitor, aroma de Sangiovese, que é minoritária, mas aparece. Em boca é amplo, com ótima acidez e final longo, com um sutil amargor final bem gostoso. Como todo bom italiano, gastronômico por natureza, e bem versátil. Eu bebi acompanhando Risoto al Funghi e também com uma boa carne. Mas o legal mesmo foi apreciar a última taça acompanhada de um belo Cheese Cake com geléia de amora... Que delícia! Pois é, parece inusitado, não? Mas tente um dia. 
A propósito, meu parecer sobre o vinho: Muito bom! Recomendado,! Principalmente para quem tem bom gosto e é chegado a um bom vinho italiano! rsrs...

Nota: Os vinhos da Allegrini são importados pela Grand Cru.

2 comentários:

  1. Flávio,
    Esse vinho tava na minha lista de compras. Como vc certamente viu, saiu no último Top100 da Wine Spectator. Cheguei a pegar na mão e tal, mas acabei inteirando um troco e trazendo 02 espanhóis, o Celler Besllum e o Predicador. Burrice.
    Volto em Londrina no fim do mês. Tomara que ainda ache na Grand Cru de lá. Não vou deixar passar de novo.
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitor,
      Este vinho me surpreendeu. Eu estava indeciso entre ele e um Ser Gioveto 2001 que tinham lá, só um pouquinho mais caro. Mas acho que fiz uma boa escolha. Só depois vi o danado na lista da WS. Merecido, pois é muito bom. Tenho certeza de que você vai gostar. Bem, o Celler Besllum eu não conheço, mas o Predicador sim, e para mim, o Palazzo é bem melhor.
      Abraços,
      Flavio

      Excluir