segunda-feira, 27 de agosto de 2012

San Vicente 2006, Barolo Beni di Batasiolo 2006 e Lindaflor 2006: 3 belos vinhos em noite esvaziada na Confraria do Ciao!

E como faltei nessa última quinta-feira à reunião da confraria (infelizmente, pois abateram belos vinhos...rs), postarei sobre uma reunião de semanas atrás. Aliás, os confrades já estam reclamando por eu estar atrasando postagens e até mesmo esquecendo algumas... Com razão! Tentarei não atrasar mais. Mesmo por que, esta em questão trata de 3 belos vinhos (bem, tinha um quarto, que infelizmente, estava bouchonné). 
Aos vinhos!
O primeiro deles foi levado por este que vos escreve. Era o riojano San Vicente 2006. Já postei aqui sobre os belíssimos 1999 (clique aqui) e 2004 (clique aqui). Este vinho é tiro certo! Como já citei anteriormente, se você for à Espanha, tem que guardar um lugar na mala para trazer ao menos uma garrafa dele. Ele é feito pela família Eguren, que produz grandes vinhos além dele. O curioso aqui é a uva utilizada. Embora seja 100% Tempranillo, é de uma variedade local, quase extinta, chamada Tempranillo Peludo (rs). O vinho é maturado por 20 meses em barricas novas de carvalho (90% francês e 10% americano) com trasfegas a cada 4 meses. É um vinho muito complexo. Este 2006 tinha aromas de cereja, notas florais e alcaçuz. Com o tempo foram surgindo notas especiadas bem gostosas. Aliás, o vinho precisa ser decantado com antecedência para mostrar todas as suas qualidades, que são muitas. Em boca, repetia o nariz e mostrava ótima acidez. Mais uma vez, o destaque foi para as notas especiadas. Um vinho excelente! Sua importadora é a Peninsula
Depois dele, seguindo a lista do título, o vinho levado pelo amigo Rodrigo: Um Barolo Beni di Batasiolo 2006. Já postei aqui no blog sobre o 2004 e 2005. Este 2006 foi considerado o melhor Barolo DOCG feito pela vinícola (excetuando-se os de vinhedos únicos). Eu estava mesmo querendo apreciá-lo. E correspondeu totalmente às expectativas. Um vinho com notas de cereja, groselha, alcaçuz e um fundinho mentolado gostoso. Em boca, excelente acidez e tanicidade típica de um bom Barolo, claro. Estaria ainda melhor se tivesse sido decantado por algumas horas, mas estava muito bom já com pouco tempo após aberto. Um dos melhores Barolos que já apreciei deste produtor. Quem tiver uma garrafa dele guarde que apreciará um belo vinho no futuro.
E para fechar a noite, uma figurinha carimbada em nossa confraria, levado pelo JP: Lindaflor 2006! Eu já citei aqui e repito, o Lindaflor é um dos Malbecs mais estruturados e consistentes que já apreciei. Todos os que bebi estavam muito bons e não é qualquer Malbec que pode peitá-lo. O 2006 já foi comentado aqui (clique aqui), assim como o 2002 e 2003. É um vinho cheio, untuoso, com notas de ameixa, amora e figo, em meio a toques florais e notas de alcaçuz. É daqueles de encher a boca (sem ser enjoativo), que pode ser bebido sozinho, mas que fica bem melhor com um bife de chorizo. Ou com uma Rabada com Polenta Gratinada feita no Ciao Bello (foto abaixo).
Bem, é isso aí pessoal! Só vinhobão!

Rabada com polenta do Ciao Bello: Que beleza!

2 comentários:

  1. Fala Flavio,

    San Vicente é tiro certo mesmo! Muita gente não conhece, então é daquelas surpresas mais que agradáveis. Um belo espanhol.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Eugênio!
      Pois é, o danado é meio fora de circuito (assim como o Pago de Carraovejas) e como você disse, uma surpresa das mais agradáveis. Como citei na postagem, é daqueles que merecem sempre um lugarzinho guardado na mala.
      Abraços,
      Flavio

      Excluir