terça-feira, 18 de setembro de 2012

CABO DE HORNOS 1999: VINHOBÃO!

Confesso que o top da Viña San Pedro era quase um desconhecido para mim. O único que havia apreciado era o 2006, em uma degustação da World Wine. Mas eu tenho reservas quando a coisa acontece assim, pois é só aquele fundinho de taça, em meio a tantos outros vinhos etc. Ou seja, degustação é boa para provar e ter uma noção do poder do vinho. Mas o bom mesmo é beber tranquilo, devagar, em taçonas apropriadas, e uma golada daquelas que enchem a boca, te dando a oportunidade de sentir o vinho prá valer. É o que pensam os italianos, sempre generosos ao servir. Juro que pensava que o Cabo de Hornos seguia aquele estilo com presença de madeira da San Pedro, como visto nos conhecidos 1865. Mas não, o que vi nesse Cabo de Hornos 1999 que levei para apreciar com os amigos Fernandinho e Paulão foi algo surpreendente. Um vinho de 13 anos e como uma elegância incrível. Tudo com a justa contribuição da safra, que foi excelente.
O vinho foi  feito com Cabernet Sauvignon oriunda de vinhas de mais de 50 anos de idade e maturou por 18 meses em barricas novas de carvalho francês. Sua cor já demonstrava sua idade, mas ele ainda estava cheio de vida. Ao nariz, notas de frutas maduras, cereja em calda, cassis e ameixa, em meio a alcaçuz, especiarias indianas, toques tostados e de couro. Vinho muito rico! Em boca, ótima presença, taninos redondos e uma sedosidade incrível. Um vinhaço! Lembro-me de ouvir há alguns anos, do Lucas, da World Wine Ribeirão, que o Cabo de Hornos era a resposta da San Pedro ao Don Melchor. Olha, são estilos diferentes e ambos são grandes vinhos. Mas o Hornos é muito sedoso e tem a vantagem de ser mais barato (enquanto o Melchor não pára de aumentar de preço...).

Bela cor, de um senhor de 13 anos!

6 comentários:

  1. Flavio o Cabo de Hornos 1999 é o último do antigo enólogo, que era mais adepto da elegância. À partir do 2000 é pura porrada, bem ao estilo chileno que em nada me agrada. Logo C.H até 99 é uma coisa, depois esqueça... pelo menos eu esqueci.

    http://www.decantandoavida.com/index.php?option=com_content&view=article&id=662%3Avinhos-chilenos-antigos&catid=1%3Aartigos-posts&Itemid=1

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eugênio,
      É uma pena, pois o 99 tinha uma elegância admirável. Uma preciosidade hoje em dia. No mesmo estilo, e mais barato, tem o Erasmo, o qual alguns adeptos dos chilenos mais bombadões consideram "ralinho"...rs.
      Abraços,
      Flavio

      Excluir
  2. Flavio,
    Parafraseando a coluna do saudoso Saul Galvão na Gula, "Confesso que Bebi" um Cabo de Hornos 1999 faz uns cinco anos.
    Bom saber que o dito continua ótimo.
    Coincidência a tua comparação com o Don Melchor, pois um desses deve "sambar" por aqui hoje em comemoração a uma data especial (safra 2000).
    Depois te digo como foi.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudoso mesmo amigo Alexandre! Saul era um expoente. Tenho saudades de suas crônicas.
      Então, o Cabo de Hornos 99 ainda está inteirão. Macio, macio... Uma beleza!
      Estou aguardando a postagem sobre o Melchor 2000! Isso ai! Comemoração prá valer! Aproveite e depois coloque no Vinhoporfavor.
      Abração,
      Flavio

      Excluir
  3. Olá Flavio, sou um apaixonado por esse vinho. Todas as vezes que degustei foi uma ótima experiencia. O mais antigo foi o 96...http://www.vivendoavida.net/?p=10952. Depois foram 97, 2001, 2003, e 2006. Tenho uma garrafa 2005 assinada pelo enólogo, que ficará guardada pelo menos uns 10 anos.

    Abs e saúde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Silvestre!
      Este 99 foi a primeira experiência que tive com ele, e gostei muito. Na verdade, tomei um pouco também do 2006, mas rapidamente, no evento da World Wine. Eu vi sua postagem sobre o 96. Mostra que realmente o danado é longevo, não? Você vai aguentar mesmo esperar até 2015 para beber o 2005? Bem, falta pouco...rs.
      Abraços e seja sempre bem-vindo!
      Flavio

      Excluir