sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

CARM SO2 FREE 2010: Ótimo vinho da Vinha CARM!

Já apreciei vários vinhos da vinícola duriense CARM e nunca me decepcionei. Do Carm Reserva 2007, que figurou entre os top 10 da WS, foram várias garrafas, e todas estavam excelentes. E todos os amigos que beberam gostaram. Se tiver sorte e achar uma garrafa dele, não hesite. Eu bebi umas taças do 2008 também, que não me agradou tanto. Pois é, o próprio produtor me disse que gosta mais do 2008 que do famoso 2007 ou do 2009. Controvérsias à parte, eu gosto deles. E havia experimentado o Carm Touriga Nacional SO2 Free 2010 no World Wine Experience desse ano, e gostei do danado. Mas só agora abri uma garrafa que havia adquirido tempos atrás. Apenas 50% do vinho tem passagem ligeira por madeira, o que lhe deixa fresco. Ao nariz, mostra as notas florais típicas da Touriga Nacional, até exageradas, o que me incomodou um pouco. Mas com o tempo em decanter foram ficando mais integradas e o vinho melhorou muito! Faça como recomendado para vinhos sem adição de SO2: Decante e aere! Agite sem dó! E vai ver como melhora. Esse, no caso, ficou bom depois de umas duas horas. Mas pode ser que para quem gosta da Touriga "pegadona", beber no começo faça a cabeça. É testar. Bem, voltando ao vinho. As notas de violeta da Touriga se mesclavam a notas de cerejas pretas e chocolate amargo, bem gostosas. Em boca, ótima acidez e um finalzinho de chocolate amargo bem legal. Um ótimo vinho, que a meu ver, precisa descansar para mostrar suas qualidades. Mas confesso: Embora sejam vinhos diferentes, eu gostei mais do Carm Reserva 2007. Ah, os vinhos são importados pela World Wine.

Ps. Levei embrulhado este vinho e o amigo Akira gostou tanto do Reserva 2007 que mandou na hora: É da vinícola Carm!

Nenhum comentário:

Postar um comentário