quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Quinta do CRASTO VINHAS VELHAS 2010: Seria desnecessário comentar...

Os leitores do blog sabe o quanto meus amigos e eu gostamos do Quinta do Crasto Vinhas Velhas. É só dar um clique aqui e ter uma idéia. Esse vinho é daqueles que você pode comprar sem mêdo, ou para você, ou para presentear um amigo que gosta mundo. E outra: Ele não enjoa, nunca! Só lembrando algo que todo mundo já sabe: O vinho é feito com uvas de vinhedos de mais de 70 anos de idade ("vinhas velhas"), e que contêm diferentes castas, de difícil identificação. Foi o que o Sr. Álvaro Castro (não Crasto...rs) me disse um dia: "Quando se tem um monte de videiras, já velhinhas, e que não sabemos o que são, lhe chamamos vinhas velhas". Bem, estima-se que para fazer o Crasto Vinhas Velhas são utilizadas mais de 30 castas. 
Bem, esse Quinta do Crasto Vinhas Velhas 2010, último lançamento da vinícola, foi apreciado umas duas semanas atrás em uma tarde lá na Mercearia 3M. "Coincidentemente", alguns membros de nossa confraria passaram por lá, no mesmo horário, incrível! rsrs. E aí, meus amigos, não tem conversa, é vinho na taça. E além de um Quinta do Vallado Touriga Nacional 2006 (já descrito aqui), bebemos este novo vinhas velhas. O vinho passa 16 meses em barricas de carvalho francesas (85%) e americanas (15%). Sua cor rubi bem forte já denuncia a juventude. Ao nariz, ela também se mostra, com notas de baunilha. Mas com pouco tempo em taça começam a surgir notas deliciosas de frutas silvestres, florais, kirsch e chocolate. Tudo isso em meio a notas especiadas. Em boca, no começo estava meio fechado (como esperado), mas em poucos minutos na taça já começou a mostrar porque é tão regular. Um vinho tão jovem e já tão sedoso. Os taninos estavam lá, mas corretíssimos! O final, como sempre, prazeiroso, sempre pedindo outro gole. Mais um ótimo Vinhas Velhas, que deve melhorar ao longo dos anos que se seguem.

2 comentários:

  1. Como diz o ditado, quem é bom já nasce feito. Vcs vão ganhar uma carteirinha de sócios beneméritos da Quinta do Crasto, rs.
    Acho que vou antecipar meu cronograma e abrir um dos meus 2005 logo. Vc acha que ele ainda tem muita estrada pela frente?
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida, Vitor. Crasto sempre agrada. E vão acabar nos dando mesmo as carteirinhas...rs. Na próxima segunda, será nossa degustação de final de ano, e já tem um Maria Teresa na lista. O negócio vai pegar, pois ele terá que brigar com um Mouchão Tonel 3-4 e um Barca...
      Acho que você deveria abater uma garrafa do 2005 nesse final de ano, sem dúvida! Lembro que um 2003 que bebemos no ano passado já estava, a meu ver, no auge. Mas penso que o 2005 pode aguentar mais. Você vai aguentar? rs.
      Abração,
      Flavio

      Excluir