terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Dois australianos evoluídos em Bota-Fora: Vasse Felix Shiraz 2001 e Vasse Felix Cabernet-Merlot 2000!

Os amigos Carlão e Akira me chamaram para uma vinhada e abriram dois australianos que compraram em uma oferta da Expand. Eram dois vinhos já evoluídos, com mais de 10 anos nas costas. Os bons australianos envelhecem bem e recompensam quem tem paciência. E esses dois não fugiram à regra. 
Os vinhos são de uma vinícola conhecida em Margaret River, fundada na década de 60, a Vasse Felix. Eu nunca havia provado um vinho deles. Dizem que eles têm preferência por sua Cabernet, mas que os vinhos feitos com a Chardonnay também são muito bons
O primeiro a ser descorchado foi um ótimo Vasse Felix Shiraz 2001. Com seus 12 anos de idade ainda mostrava muita força. Cor ainda forte, rubi bem escura, tendendo para o café. Vinho com aromas muito gostosos de ameixa madura, cereja preta, alcaçuz, tabaco, café e um fundo tostado. Com o tempo, foi surgindo uma notinha de menta. Em boca é muito gostoso, macio, domado pelo tempo. Os taninos são sedosos e o vinho denso, suculento. A madeira é presente mas nada que nos faça lamentar não ter celulases em nosso trato digestivo. Segundo o Akira, pagaram 70 pilas no danado. Se passar perto de uma loja Expand, e gosta de um vinho evoluído, com presença, macio, redondo, não pode deixar esse escapar. Mas não é vinho para adega, e sim, para mandar ver logo.
O segundo vinho, o Vasse Felix Cabernet Sauvignon- Merlot 2000, como o nome diz, era um corte de Cabernet-Merlot, mas que segundo a vinícola leva também uma pitadinha leve de Malbec. Outro ótimo vinho! Menos alcaçuz que o primeiro, mas com um toque de pimenta-preta a mais. Notas de cassis se misturavam a um fundinho mentolado, tostado e herbáceo. Um vinho peculiar. Em boca, taninos finos e muita presença. Perde em aromas para o primeiro, mas é mais mineral em boca. Também não o deixe escapar. O Akira disse que pagou, na promoção, 46 pilas por ele (ou 70, sei lá... posso estar confundindo com o Shiraz). Mais um motivo para pegar uma botella.
Nota: Pelo menos nesses vinhos mais antigos, a vinícola costumava usar, em sua maioria, barricas francesas usadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário