sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Kilikanoon Covenant 2004: Mais um Shirazão de responsa!

Tempos atrás postei aqui sobre uma noite de Shiraz, dos grandes* (clique aqui), que incluia um Oracle, da vinícola australiana Kilikanoon. O vinho foi oferta do amigo Akira, que ofertou nada menos que duas garrafas do danado, em ocasiões distintas. Não contente, o Akira também ofertou duas botellas de seu irmão menor, o Kilikanoon Covenant 2004. A primeira oferta foi no aniversário do Carlão, e a segunda, mais recentemente. A família agradece...rs.
A vinícola considera o Covenant o segundo vinho do Oracle. E é um segundo vinho de responsa! Ele é feito com uvas de 5 diferentes vinhedos e a maturação é feita por 24 meses em carvalho francês (70%) e americano (30%), sendo que 30% é novo e o restante de vários usos. É engarrafado sem clarificação ou filtração. Aliás, já contava com um bom depósito lateral na garrafa. O vinho, assim como o Oracle, mas em menor proporção, é explosivo. Seus aromas incluem muita amora madura, azeitonas pretas, tostados, balsâmicos e pimenta. Uma diferença básica em relação ao seu irmão maior: É mais mineral! O que me agradou bastante. Em boca mostra untuosidade, mineralidade, taninos finos e um longo, longo final. Posso confessar uma coisa? Gostei mais dele que do Oracle. Com a vantagem de que custa 2/3 do preço. 
Os vinhos da Kilikanoon são importados pela Decanter.

* Nota: Surpreendentemente, a postagem sobre os grandes Shiraz foi uma das menos acessadas no blog... vai entender...rs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário