domingo, 24 de fevereiro de 2013

Vallontano Merlot Reserva 2007: Vinho com gosto de...


...vinho!!! 
Confesso que estou em dívida com os tintos da vinícola brasileira Vallontano, a qual produz vinhos sob a batuta do competente e simpático enólogo Luis Henrique Zanini. Bem, seus espumantes, aprecio sempre, e são excelentes. O seu branco Era dos Ventos, em parceria com Álvaro Escher e Pedro Hermeto já apreciei várias garrafas e gosto muito. Mas os tintos, por incrível que pareça, ainda não havia lhes dado a atenção merecida. Mas o dia chegou. Na última compra que fiz na Mistral inclui algumas garrafas de seus tintos, e o primeiro a ser aberto foi esse Vallontano Merlot Reserva 2007. E como fiquei contente! Como citei, é vinho com gosto de vinho! Nada de excessos. O vinho é feito de forma pouco intervencionista, e a madeira é coadjuvante, não atriz principal. São 8 meses bem dosados. Sua cor é bem bonita, rubi bem escuro, com  halo de evolução evidente. Ao nariz, muita alegria, frutas silvestres, sous bois e um fundinho de alcaçuz. Em boca, repetia o nariz e mostrava ótimo frescor, aportado pela acidez vibrante. Os taninos estavam presentes, mas já domados pelo tempo. Destaque para o frescor do vinho. Pode ser apreciado em temperaturas mais baixas (no contra-rótulo é recomendado entre 15-17 graus) e pede comida (foi ótimo parceiro para um tradicional Nhoque à Bolonhesa). 
É do tipo que eu gosto! Sem dúvida repetirei. Eu comprei a preço promocional na Mistral, mas isso só melhorou a compra, pois seu preço cheio é muito justo. Se você é acostumado com Merlots chilenos carregados em madeira, compotados, sem frescor, experimente esse e depois me fale. Duvido que encontre algo com qualidade parecida na mesma faixa ou até mais caro. 
Ótimo vinho!
Bebi a garrafa n. 545 de um total de 5.400 produzidas.

O ministério anti-bombas adverte: Pode fazer neófito torcer o nariz!



6 comentários:

  1. Flávio, deixei escapar o Reserva Merlot 2005 por "pãodurice". Vi à venda no ano passado por uns 90 dinheiros... devia ter comprado.
    A Mistral ainda tem o Reserva Cabernet 2005. Pegou um tb? Acho que deve estar num ponto ótimo pro abate!
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitor,
      E será que não se encontra mais o 2005? Pelo que vi desse 2007, o 2005 devia estar um mel... Eu peguei um Reserva Cabernet 2005. Acho que será o próximo a ser abatido! Se for no estilo do Merlot, tem tudo para ser bem agradável.
      Abraços,
      Flavio

      Excluir
    2. Encontro mais não, Flávio. Liguei pra loja e era uma das últimas garrafas.
      Não sobrou nem a rolha, rs.
      Abs.

      Excluir
    3. Que pena, Vitor! Mas quem sabe um dia não aparece uma garrafa esquecida na prateleira de alguma loja? É ficar de butuca!
      Abraços,
      Flavio

      Excluir
  2. Flavio,
    Esse mundo do vinho é incrível.
    Já bebi bons vinhos nacionais, conheço a Vallontano, o Vale dos Vinhedos é ali do lado e ainda não degustei um vinho deles.
    E olha que a vinícola já é famosa e tudo mais.
    Mas essa é a graça.
    E o post vem com advertência tb? (rs)
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexandre,
      Então seu caso é ainda pior que o meu! rsrs. Eu sempre me culpava de nunca ter provado os tintos deles, seja em degustações da Mistral ou abrindo uma garrafa em casa. E realmente, foi uma ótima surpresa. E tenho certeza de que você gostará.
      Pois é, coloquei uma advertência do "ministério anti-bombas"...rs. Senão o pessoal que gosta de vinho pesadão vai tomar pensando que é do mesmo estilo e vai ficar bravo comigo quando verificar que o vinho segue outra linha...rs.
      Abração!
      Flavio

      Excluir