quarta-feira, 5 de junho de 2013

Carmelo Rodero Crianza 2008: Muito bom!

E depois de apreciar o Carmelo Rodero Reserva 2007 e o top TSM, chegou a vez do Carmelo Rodero Crianza 2008. Os vinhos desse produtor me agradam bastante, principalmente pela boa acidez e a riqueza em especiarias. Esse Crianza nós compramos no último Bota-Fora da World Wine e apreciamos na casa do amigo Carlão. O vinho é feito com 95% Tempranillo e 5% Cabernet Sauvignon, matura 15 meses em barricas francesas e americanas e descansa 12 meses na garrafa antes de ser comercializado. Apresenta uma cor rubi muito bonita, brilhante, que se destacava frente a outro espanhol que apreciamos em paralelo. Ao nariz, mostrava notas vivas de frutas como ameixa, framboesa e cereja, em meio a notas de café com leite e alcaçuz doce. Com o tempo, foram surgindo notas florais e de especiarias como a canela e noz moscada. Em boca mostrava grande frescor, aportado por uma ótima acidez (destaque nos vinhos desse produtor), um tostado leve e taninos presentes, mas muito sedosos. É um vinho intenso e com final longo e especiado. Essas características me lembram os Pago de Carraovejas. Foi uma pena não termos uma boa carne para acompanhar. Uma leitoa à pururuca lhe faria ótima companhia... Nota: Ao abrir ele já mostra qualidades, mas elas se acentuam com o tempo. Decante para obter melhores resultados.
Vi que os vinhos do produtor estão em promoção na World Wine, e esse Crianza, que normalmente custa 157 pilas, está a ótimos 76,60*. O preço cheio é meio salgado, mas na promoção, é uma barganha e vale cada centavo! Impossível achar algo com essa qualidade por esse preço.

Ps. Na mesma noite eu levei um Ghemme 2003, da Dessilani, já comentado aqui no blog algumas vezes (clique aqui). Pensei que ele já estivesse indo... Nada! Uma beleza: Cereja preta madura, notas terrosas e tabaco em um vinho intenso e de grande persistência. Como envelhece bem o danado!

* Ih, acabei de ver que já subiu para 89,90... Juro que não tenho culpa...rs

2 comentários:

  1. Flavião,
    Também comprei no bota fora e achei muito bom para este preço, mas não no preço original... http://mondovinho.blogspot.com.br/2013/02/espanhol-bom-somente-na-promocao.html
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Mario!
      Vi sua postagem no Mondovinho sobre o Carmelo Crianza. Concordo plenamente com você! No preço promocional é uma compra muito boa, mas no preço cheio já enfrenta complica. Mas é aquela velha conta Brasil: preço em Euros, vezes 10...rs. E a gente sofre. O negócio é ficar ligado nas promoções.
      Abração!
      Flavio

      Excluir