sábado, 15 de junho de 2013

Korem Isola dei Nuraghi 2003: Belo Vinho!

O amigo Akira nos brindou com uma garrafa do Korem Isola dei Nuraghi 2003, de Argiolas. Já comentei sobre o 2004 aqui no blog (clique). É um vinho de categoria, da Sardegna, feito com as castas Bovale Sardo (Bovaleddu), Carignano e Cannonau. Passa 12 meses em barricas. O vinho tem aromas bem legais de cereja, balsâmico, cedro, tabaco e notas terrosas. Em boca é bem redondo, com boa acidez e taninos levemente terrosos. Tem um fundinho de cedro no ponto. Como mencionou o amigo Vitor, do Louco por Vinhos, não é vinho prá galera. Os Argiolas dão prazer quando jovens, pela sua riqueza e acidez vibrante. Quando mais evoluídos, mostram grande elegância e complexidade.  Outra característica deles é o lado camaleão: Mudam com tempo em taça. Coisa de vinho bão! São vinhos gastronômicos e que acompanham muito bem uma carne grelhada. 
A meu ver, esse 2003 já está mostrando o sinal dos tempos, tanto na cor quanto nos aromas e paladar. Acredito que não deve ganhar com mais tempo em adega. Se tiver uma dessas, mande ver que ficará feliz. Bem, se quiser comprar um mais novinho, a Vinci, sua atual importadora, está comercializando o 2006. O seu problema: Preço salgado! Poderia ser mais em conta.

6 comentários:

  1. Flávio, bebemos da mesma garrafa, hehehe!
    Um bom vinho, italiano nato. Gostaria de prová-lo mais novo, mas, pelo preço, tenho outras prioridades.
    Valeu pelo link ao puxadinho. Agora vai!
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Vitor!
      Ontem, depois que bebi, lembrei que você havia bebido um Korem de outro ano. Só não sabia que se tratava do mesmo...rs. Que legal! E as impressões foram muito parecidas. Também queria saber como ele era mais novo. Mas como você disse, tem outras coisas na fila. O Riecine, por exemplo...rs.
      Rapaz, tenho visto o ranking e o Louco por Vinhos tá lá em cima! Isso aí!
      Abração,
      Flavio

      Excluir
  2. Grande Flavio,
    Eu sou fá desta vinícola, desde o Vermentino base até o top Turriga. Mas o meu favorito em questão de custo/beneficio é o Costera. Logo ontem bebi um 2009, muito bão!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Mario!
      Bom ter sua visita aqui novamente!
      Realmente os Argiolas são muito bons, né? Eu vou na sua dica e quando passar no Outlet Premium da Expand na Bandeirantes vou ver se eles ainda têm o Costera. Os Korem que bebi peguei lá, a ótimo preço. Mas acho que se tiverem são mais antigos. O Costera também aguenta guarda? Imagino que este 2009 que você bebeu devia estar uma beleza, não? Espero a postagem no Mondovinho!
      Grande abraço!
      Flavio

      Excluir
    2. Em breve publicarei. O Costera não é um vinho de guarda, é jovem, mais para o dia a dia (embora dia a dia de R$100 fica complicado...). De qualquer forma sua boa acidez e taninos numerosos o tornam certamente mais longevo que muitos seus colegas. O 2009 estava no pontino, elegante e delicioso. Mas acho que aguenta mais 2-3 anos tranquilamente sem perder o brilho.
      Grande abraço!

      Excluir
    3. Grande Mario,
      Estarei de butuca esperando a postagem. Valeu pelas dicas sobre o Costera. Realmente, 100 pilas para o dia a dia aperta...rs. E com o dólar subindo sem dó, piora o negócio...rs.
      Abração!
      Flavio

      Excluir