sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Amélia Chardonnay 2011: Branco de qualidade

Dias atrás o Carlão nos ofertou este Amélia Chardonnay 2011. O Amélia foi lançado em 1993 e é feito com uvas do vinhedo Las Petras, do Vale do Casablanca. O local, que fica perto da região central costeira do Chile, possui solos argilosos e com baixa fertilidade.  Segundo a Concha y Toro, o solo, juntamente com o clima frio e os ventos constantes, fazem com que as videiras tenham baixo rendimento e aportam concentração ao vinho. A maturação das uvas no local é lenta e tardía. O responsável pelo vinho é o conhecido enólogo Ignácio Recabarren. O Amélia passa 11 meses em barricas de carvalho. Este 2011 mostra notas de pêra e abacaxi (não exagerado) ao nariz, com um leve toque amanteigado e um fundo mineral. Em boca, repete o nariz, é maduro, mas sem perder o frescor,  e bem sedoso. Para o meu gosto, poderia ser um pouquinho mais mineral e ter um pouquinho menos de álcool. Mas é um vinho muito bem feito, gostoso e par perfeito para frutos do mar. Parece que a vinícola caminha na direção de torná-lo mais fresco, o que acho legal.

2 comentários:

  1. Flávio, ele continua na minha lista.
    Tô vendo que vc não o colocaria entre os tops sulamericanos, mas o preço na fronteira compensa bastante. Vou pegar um pro verão.
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitor,
      Pode colocar na cesta, sem dúvida! Acredito que o preço na fronteira deve ser muito bom para ele. O negócio é o preço aqui no Brasil. Eu gotei dele, que é caprichado, bem feito. Mas eu ainda fico com a mineralidade do Sol de Sol. Bem, depois me fala o que achou do danado.
      Abração,
      Flavio

      Excluir