quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Flaccianello della Pieve 2006: Para comemorar a titularidade com um grande amigo!

No final de 2011 meu grande amigo Márcio fez concurso para Professor Titular. Coincidentemente, eu também concursava para Titular aqui em São Carlos na mesma semana. Queria muito ter presenciado o seu concurso, mas por motivos óbvios, não pude ir. Mas eu guardei uma garrafinha aqui na adega para um dia celebrarmos juntos o feito duplo. E só agora, na semana passada, quase final de 2012, conseguimos sentar na mesa de um restaurante para celebrar com calma. A vida corrida pouco tempo nos dá. Por isso sempre digo: Não podemos perder a oportunidade de abrir uma boa garrafa! E é claro que eu não abriria uma zurrapa, né? Meu amigo nem eu merecemos judiar de nosso estômago. Fomos ao Barone e eu levei um Flaccianello della Pieve 2006. Bem, esse vinho dispensa apresentações, mas tenho que escrever umas linhas sobre ele. O vinho, da belíssima safra de 2006, acumula notaças de tudo quanto é lado. Foi top 10 da Wine Spectator em 2009 com nada mais, nada menos, que 99 pontinhos... Bem, podemos falar o que for das avaliações, mas nesse caso, o negócio é sério. A vinícola não brinca em serviço. Nunca bebi um vinho dela que não me tenha feito levantar as sobrancelhas. A Fontodi fica bem no coração de Chianti, em um local chamado "Concha Dourada", que tem a forma de um anfiteatro romano. Segundo seu site, o local beneficia-se da altitude, solo calcáreo, muita luz e um excelente microclima, com alta amplitude térmica. A vinícola pratica a agricultura orgânica. O Flaccianello é seu vinho top, e é feito com 100% Sangiovese de vinhedos selecionados. A fermentação é realizada por leveduras indígenas e o vinho matura por 18 meses em barricas de carvalho francês Allier e 12 meses em garrafa antes de ser comercializado. É um vinho superlativo. Ao nariz, mostra notas de cranberry, cereja preta, baunilha, café e um perfume floral que eu não consegui identificar. No primeiro gole pensei ter aberto cedo demais. Estava meio pegado, nervoso... Mas em alguns minutos o negócio mudou. O vinho foi se abrindo e, além dos aromas que pareciam saltar da taça, mostrava uma riqueza em boca impressionante. É cheio de camadas, explosivo, intenso, e muito elegante. Daqueles de encher a boca e ficar com o gosto lá, intrépido, sem vontade de sair. Acidez italiana e taninos presentes, mas sem arestas. Sem dúvida um dos melhores vinhos que bebi este ano e que ocupará lugar de destaque no portfólio do "Vinhobão!". Um vinho para ficar na memória, que ficou ainda melhor por que foi apreciado com um grande amigo, para celebrar duas conquistas resultantes de muita luta. Valeu, amigo Márcio! Devidamente celebrado!

4 comentários:

  1. Vinhaço, Flávio!
    É isso mesmo: grandes conquistas pedem grandes vinhos.
    Parabéns a vc e ao Márcio!
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Vitor! Demorou um pouco a comemoração, mas valeu. O negócio é comemorar sempre, né? E este Flaccianello estava um mel. Prá gente que adora a Sangiovese, é prato cheio! Dia desses um amigo me trouxe um 2009 da Itália. Depois de beber este 2006, toda vez que tiver uma chance de trazer de fora, não perderei a chance.
      Abração,
      Flavio

      Excluir
  2. É amigo, a falta de tempo chega até a incomodar!
    Parabéns pela titularidade, quem sabe em breve poderei gozar de tanta alegria :o)
    Desculpe pela pergunta tardia, mas sobre o que leciona?
    Sobre o vinho, minha boca até salivou! Quem traz para o Brasil?

    Grande abraço!
    Raphael Baruki.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Baruki! Bom ter o retorno do amigo! Vi no seu blog que voltou a postar. Que ótimo!
      Realmente, a falta de tempo incomoda. Mas a gente dá um jeito.
      Obrigado pelo cumprimento pela titularidade. Espero que logo você possa ter a mesma alegria. A propósito, minha área é biologia molecular. Ministro aulas de genética molecular e na pesquisa, trabalhamos com genes de interesse biotecnológico.
      Quanto ao vinho, é realmente uma beleza. De deixar lembranças. Ele é importado pela Vinci. Mas o negócio é tentar trazer de fora. O preço lá é muito bom para a qualidade dele.
      Grande abraço,
      Flavio

      Excluir