segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Comenge 2006, Marques de Riscal 2006, Emilio Moro 2005 e Fattoria Le Terrazze Rosso Conero 2005: Noite boa na confraria!

Mais uma postagem atrasada, de uma reunião de nossa confraria, ocorrida no restaurante Chez Marcel, onde apreciamos bons vinhos, dois de 2005 e dois de 2006. 
O primeiro foi um que levei, o Comenge 2006. A vinícola, de Ribera del Duero, é relativamente nova, tendo sido fundada em 1999. O nome é em homenagem ao pai do proprietário, Don Miguel Comenge Gerpe. A bodega tem a filosofia de fugir a modismos e fazer poucos, mas bons vinhos. Este Comenge 2006 é feito com 100% Tempranillo e maturou 12 meses em barricas de carvalho francês e americano. Ao nariz mostra boa fruta, com destaque para ameixa e cereja madura, em meio a especiarias, como alcaçuz e canela. Em boca é denso, com fruta doce mas equilibrada por boa acidez. Os taninos são bem redondos e o final bem gostoso. Um bom vinho.
Nosso confrade Rodrigo levou um Marques de Riscal Reserva 2006. O Riscal da safra 2005 apareceu por aqui algumas vezes e, embora tenha sido oriundo de uma bela safra, eu preferi este 2006. No entanto, ainda perde para as versões mais antigas deste vinho, que me agradavam mais. Eu estou achando os novos exemplares um pouco ralos. O vinho tinha as notas típicas de cereja, cítricas, de tabaco e cedro. Em boca, repetia o nariz, mostrava boa acidez e taninos finos. Mais uma vez senti falta de um pouco mais de peso. Mas é um bom vinho, claro.
O Caio levou o melhor vinho da noite, o Emilio Moro 2005. Já havia postado aqui no blog sobre o 2006. Mas aqui, a safra falou mais alto e o 2005 ditou a regra, sendo melhor que o subsequente. O vinho, de Ribera del Duero, é feito com Tempranillo e passa 12 meses em barricas de carvalho Americano e Francês. Era bem aromático, com notas de ameixa, cereja, baunilha e alcaçuz. Em boca mostrava boa acidez, era intenso e com taninos muito sedosos. Muito gostoso, mesmo! Compra certa e a bom preço. Sem erro.
E para finalizar, o vinho levado por nosso amigo Paolão, o Fattoria Le Terrazze Rosso Conero 2005. O vinho é feito com a uva Montepulciano, de vinhedos plantados no Monte Conero, a 1 km da costa, na região de Marche. A maturação é feita por 12-15 meses em barricas de carvalho. O vinho é concentrado, denso, com notas de fruta madura, com destaque para a amora, em meio a azeitona preta, café, alcaçuz e (muito) tabaco. O problema do vinho foi o excesso deste último. Embora eu goste da característica, em excesso ela incomoda (como qualquer excesso). Sufocou a fruta, que ficou muito discreta na forma de amora bem madura. Mas é um vinho que deve ter seus fãs.
Isso aí! Abaixo deixo fotos de alguns dos pratos elaborados pelo Bart e que fizeram companhia aos vinhos...
Risoto de Camarão - Iria melhor com branco ou rosé, mas...
Bisteca de porco com molho de amoras sobre puré de batata barôa... Delícia!


7 comentários:

  1. Flávio,
    O Marques de Riscal não caiu no meu gosto. Tem baratinho aqui perto, mas não é pra mim.
    Quanto ao Emilio Moro, tá na lista das últimas compras a fazer na Wine (R$ 76 pelo 2007), antes de sair do Clube.
    Abs,
    Vitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitor,
      Pois é, eu achava o Riscal melhor, nas safras mais antigas. Os novos estou estranhando. O Emilio Moro é bem legal, e por esse preço, uma ótima compra. Tente também o Menut, da Mas Martinet. Como te disse, é um Priorato de bom preço e muito boa qualidade. Por estas ofertas é que me mantenho no clube. Os vinhos que vem mensalmente ainda não me convenceram. Aliás, você já bebeu os Goulart?
      Abraços,
      Flavio

      Excluir
    2. Ainda não bebi os Goulart, Flávio. Vou começar pelo Grand Vin 2007.
      Comprei o Menut 2009, já tá no estoque!
      Só entrei no Clube pra pegar determinados vinhos. Minha lista tá chegando no fim e, com ela, minha associação.
      Abs,
      Vitor

      Excluir
  2. Blz Flávio

    Posso falar sobre o Emilio Moro 2005...que foi um dos melhores tempranillos que bebi. Tenho aqui um 2007 a ser abatido! aff. As fotos da bisteca e do risoto são de dar agua na boca

    Abs
    Orlando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Orlando,
      Realmente estava muito bom este Emilio Moro. Sem dúvida beberás um 2007 muito bom também.
      Rapaz, vindo a São Carlos tens que visitar o Chez Marcel. O ambiente é bem legal e a comida, ótima!
      Abraços,
      Flavio

      Excluir
  3. Olá Flávio,

    Sempre leio suas postagens que são ótimas. Parabéns.
    Seu blog é muito esclarecedor e gostoso de ler.

    Você já chegou a beber o Marques de Riscal 2007? Se sim, achou melhor do que o da safra 2006 ou ainda achou ralo?

    Forte Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriel,

      Muito obrigado pela visita e gentil comentário. Fico feliz que goste do blog.
      Eu não me lembro de ter bebido o Riscal de 2007. Recentemente bebi o 2008, e estava muito bom. Talvez o 2006 é que tenha me desapontado um pouco mesmo...
      Grande abraço,
      Flavio

      Excluir