sábado, 21 de dezembro de 2013

Almoço com o Paolão, e vinhobão: R Punto 2009, Rex Hill Willamette Valley 2010 e Rutherglen Estates Muscat!

Liguei para o Paolão para perguntar do Pato D'Oiro 2010 que ele havia comprado prá mim. Era uma desculpa para convidá-lo para ir à minha casa comer um Carré de Cordeiro, fresquinho, acompanhado de bons vinhos, é claro. O Paolão aceitou de pronto e junto com sua esposa Regina, me deu o prazer da visita. Chegou em casa com um Erre Punto 2009, ou R Punto, de Remirez de Ganuza. Havíamos provado este belo branco em um Encontro Mistral e ficado impressionados. Bem, e chegou a hora de bebermos boas taças dele. O danado é feito com 70% Viura e 30% Malvasia, e passa um tempo em barrica. O vinho tem notas de pêra, cítricas, nozes e baunilha. É muito sedoso em boca, e com excelente acidez, que lhe aporta frescor. O final de boca é intenso e longo. Vinhão! Jovem, briga fácil com um ótimo Gravonia. Só não sei se encara bem a guarda. Quero beber um desses mais velhinho... 
Seguimos com um Rex Hill Pinot Noir Willamette Valley 2010. Este vinho foi encomenda minha para meu aluno Gustinho trazer dos EUA. É um Pinot Noir do Oregon delicioso, que passa 10 meses em barricas de carvalho francês. Vinho com aromas de cerejas e framboesas, em meio a notas florais, alcaçuz e tabaco. Com o tempo, vai surgindo um aroma de canela bem gostoso. Ótimo ao nariz e ótimo em boca, onde mostrava intensidade e acidez corretíssima. Sedoso e com tudo no lugar. Muito bem feito. Vinho para aguentar ainda muitos anos, mas que estava ótimo agora. Outro belo exemplar do Oregon, que sempre fornece belos Pinots. Par perfeito para o carré.
E para finalizar, e acompanhar um belíssimo Cheese Cake de frutas vermelhas do Glace Art, fresquinho, finalizado na hora, um ótimo vinho de sobremesa australiano, o Rutherglen Estate Muscat. Um vinho de cor escura, já domado pelo tempo, e riquíssimo! Mesmo sendo um vinho doce, pensava que já estivesse ido embora, pois comprei de um loja que o tinha já há muito tempo na prateleira e eu o guardei por um bom tempo na adega. Como já nasce com 8 anos, esta garrafa é para mais de duas décadas. Tinha até um bom precipitado em toda a parte interna da garrafa. Mas que vinhão... Notas de caramelo, côco, toffee, uva passa, baunilha e frutas secas. Em boca era intenso, com final longuíssimo. Uma beleza! Companhia perfeita para o Cheese Cake. Fez sucesso. Se achar, compre. 
Três vinhos excelentes para um almoço com amigos. Que mais é preciso?

6 comentários:

  1. Vc sumiu, kkk, assim vc deixa seus fãs tensos, passo todos os dias em busca de novos posts, sabe como é fiquei mal acostumado. ontem eu e amigos bebemos algumas ampolas que uma delas em especial acredito que vc deveria experimentar, é o Poggiomandorlo um supertoscano de marema, corte de merlot com cabernet franc é desses que acompanham o estilo sassicaia de ser... grande abraço estava com saudades...rs

    ResponderExcluir
  2. Amigo Hélio!
    Pois é... dei uma sumida...rsrs. Minha mulher já estava me puxando a orelha, dizendo que eu não podia parar com o blog, pois já fazia parte de minha vida. E é verdade. O problema é que o final de ano foi muito conturbado. Bem, mas prometo "desovar" várias postagens nestes próximos dias, inclusive, com a nossa reunião de final de ano, na qual rolou vinhos de primeiríssima.
    Obrigado pela dica do Poggiomandorlo. Onde você o encontra?
    Grande abraço!
    Flavio

    ResponderExcluir
  3. Também estava sentindo falta!

    Aproveito para desejar um ótimo 2014 para você e sua família!!!

    abraços,

    Alexandre/DF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Alexandre!

      Que bom tê-los sempre aqui no blog. Pode deixar que serei mais regular nas postagens.

      Agradeço e retribuo os votos de Feliz Natal e um 2014 cheio de alegria e paz!

      Abraços,

      Flavio

      Excluir
  4. Pinot do Oregon é o melhor existente nos EUA. A dica é a seguinte: jamais compre pinots EUA caros tipo 100 Obamas para cima e também nunca compre os muito baratos (10-25 Obamas). Pegue sempre os 30-50 Obamas (logicamente observando o produtor, NUNCA compre o vinho top do produtor, a não ser que você goste de vinho bombado e manipulado.

    Abs,

    Eugênio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida, Eugênio! Não tem PN melhor nos EUA. Valeu a dica. Eu também fico com aqueles entre 35-50 doletas. Oferecem muito e não doem no bolso.
      Abraços e Feliz 2014, com muitos Pinots... bons, claro...rs.
      Abraços,
      Flavio

      Excluir