sábado, 26 de julho de 2014

Quinta da Romaneira Syrah 2010: Intenso e Maduro!

Eu gosto muito dos vinhos da Quinta da Romaneira. A Quinta é tradicional, tanto na produção de vinhos do Porto quanto de vinhos de mesa no Douro. No entanto, foi a partir de 2004, quando foi adquirida por um grupo de investidores, é que teve uma revolução na qualidade de seus vinhos. O enólogo consultor é Antonio Agrellos, da Quinta do Noval. Portanto, seus vinhos são de respeito. O Quinta da Romaneira 2007 já pintou aqui no blog (clique aqui), mas este Quinta da Romaneira Syrah 2010 foi a primeira vez que bebi. O vinho passou 14 meses em barricas novas de carvalho francês. Ao nariz mostra-se bem frutado, com notas de frutas maduras, como a ameixa e cereja preta, em meio a baunilha, alcaçuz e canela. A baunilha se destacava no começo, e só foi se abrandando depois de um bom tempo de decantação. Em boca é denso, frutado, com taninos redondos e sedosos. O final é longo e especiado. É um vinho maduro, intenso e que ganhará com tempo em adega, principalmente no que tange à diminuição da presença de baunilha. Bem, mas isso é para meu gosto. Muita gente aprecia já assim. Ele me lembrou alguns bons exemplares australianos na fruta madura, principalmente a ameixa. Também para o meu gosto, queria um pouco mais de mineralidade e um apimentadinho para dar uma pegada. Parece que no da safra de 2011 isso já aparece. Vamos ver. 
É importado pela Portuscale.

2 comentários:

  1. Flavio, mais uma vez, a Syrah dando as caras por aqui. Agora no Douro. Se ela já deu muito certo em terras portugueses: tanto no Alentejo, com, especialmente, a Cortes de Cima, e em Lisboa, com a Quinta do Monte D´Oiro, parece estar se voltando para as terras durienses, vide que, além da Romaneira, a Quinta do Noval tem um varietal com ela, o Labrador.

    Gosto muito da casta e percebo que você também.

    Abs.,

    Roberto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Roberto! Também gosto da Syrah. E os portugueses trabalham bem a casta, né? Você lembrou muito bem do Labrador. Eu o experimentei naquela degustação da Alentejana e gostei bastante dele. Aliás, me parecia mais mineral que este Romaneira. Bem, os Quinta do Noval são também excelentes.
      Grande abraço,
      Flavio

      Excluir