terça-feira, 12 de agosto de 2014

No dia dos pais, camarõezinhos com Planeta Chardonnay 2009

Faz muito tempo que não bebia um Chardonnay Planeta. A vinícola siciliana faz um ótimo exemplar com esta casta, que sempre ganha elogios da crítica. E no dia dos pais saí com a família e resolvi visitar o Chez Marcel com um Planeta Chardonnay 2009 debaixo do braço. O cardápio era convidativo para este vinho, que acompanhou maravilhosamente a entrada com Vieiras e Camarões gratinados, assim como os "Camarõezinhos" a la Provençale... Fiquei até com medo quando o Bart chegou com os bichões...rs.  Mas fazer o quê? Tive que abatê-los! E o vinho acompanhou à altura. O danado é fermentado e maturado em barricas de carvalho Allier (50% novas) de 225 litros. O vinho tem uma cor dourada belíssima e aromas de pêssegos, leve abacaxi e amêndoas. Em boca, repete o nariz e mostra mineralidade e frescor. As notas amendoadas, bem legais, são destaque. O vinho não tem aqueles exageros amanteigados que tornam muitos Chardonnays enjoativos. É vivo e par perfeito para queijos, peixes e frutos do mar. Uma ótima pedida!

Os "camarõezinhos" do Bart...rs

4 comentários:

  1. Blz Flavio

    Os vinho da Planeta realmente são muito corretos. Veja link abaixo de um Alastro que já degustei

    http://vinhoeoquemais.blogspot.com.br/search/label/Planeta

    Abs
    Orlando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Orlando,
      Se você gostou do Alastro (também gostei), não pode perder este Chardonnay. É diferenciado.
      Grande abraço,
      Flávio

      Excluir
  2. Flavio,

    Nunca provei este vinho, mas por coincidência acabei de comprar o 2011. Bom saber que você gostou. Devo toma-lo nos próximos 2 anos e vou seguir a sugestão de harmonização.

    abraços,

    Alexandre/DF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexandre,

      O 2009 estava muito bom, e com muita vida ainda. Acredito que o 2011 esteja também ótimo. É um que penso em colocar na cesta também. Quando bebê-lo, me diz o que achou.

      Abraços,

      Flavio

      Excluir