sábado, 16 de agosto de 2014

Premium de meio de ano da Confraria do Ciao: Adegas sem chaves!

Nosso confrade Paulinho disse uma coisa muito importante dias atrás: "Com todos os acontecimentos recentes, minha adega não tem mais chaves"! Perfeito! Esse negócio de ficar adorando vinhos fechados e dentro da adega, tem que acabar. E nessa última sexta-feira foi a prova disso. O Tonzinho nos chamou para uns assados na sua cozinha. Caramba! Fazia tempo que os confrades não se reuniam lá... Muito tempo. E a sugestão era levar vinho top. Dito e feito! Todos sairam de suas casas dispostos a aproveitar belas horas entre grandes amigos, apreciando os assados do Tonzinho e grandes vinhos, claro. 
Eu precisava me redimir de uns vinhos que não agradaram muito a turma, e o fiz de maneira inquestionável (acho...rs). Levei um Vega Sicilia Único 1996. Falar o que deste vinho? O danado estava uma beleza, com aqueles aromas de especiarias, lembrando curry, em meio a fruta na medida. Com o tempo, foi ficando melhor, claro. Mas nem deu muito tempo, a turma mandou ver logo. O Vega sempre deixa aquele gosto de quero mais...rs. Vinhaço! Para grandes datas.
O Tonzinho, quando me viu chegando com o Vega, foi na adega e tirou um Cos d'Estournel 2007. Outra beleza! Ah, está novo? Sim, claro... Mas não estamos nem aí. Mandamos ver. E olha, foi até providencial, pois a rolha estava molhada e já saindo um pouco de vinho por cima. Acredito que poderia até ser arriscado mantê-lo mais tempo na adega. Ou seja, fizemos uma grande ação para o Tonzinho...rsrs. No começo parecia que tinhamos feito uma grande besteira, pois o vinho estava reticente em mostrar suas qualidades. Mas em pouco tempo a coisa mudou. O danado se abriu e, apesar de novo, estava com taninos muito corretos. Os aromas de fruta se misturavam a notas de funghi secchi. Outro vinhaço!
O Caião chegou com um Tondonia Reserva 2002. Esse também dispensa comentários. Os Tondonia são presença constante em nossas reuniões e não há um confrade que não os admire. Amigos de ótimo gosto! Para este Reserva 2002 foram seis anos de barrica e como sempre, tradição pura na elaboração. Seus ótimos 12,5% de álcool mostram o caminho oposto às bombas. Cor clara, belíssima, aromas de especiarias e cereja seca davam ao vinho o charme peculiar de um Tondonia. Vinho para apreciadores de gostam de coisa boa. Tondonia é Tondonia!
O nosso amigo Paulinho chegou com duas garrafas. Disse que era para compensar os que havíamos levado... Bondade dele. Um era simplesmente o Almaviva que mais chamou a atenção da crítica nos últimos anos: Almaviva 2009. A Wine Spectator lhe outorgou 96 pontinhos... E olha, podem falar o que quiser, reclamar do preço, falar que é muito caro para um vinho chileno etc, etc. Mas o vinho é grande. Uma elegância incrível! Feito com Cabernet Sauvignon, Carmenére, Cabernet Franc e Merlot. Aromas de cassis, cereja preta, caixa de charuto e alcaçuz. Em boca, de grande intensidade, mineralidade, acidez perfeita e taninos finíssimos. O final era longo e especiado. Outra beleza de vinho! 
Outro que o Paulinho levou foi o Chateauneuf du Pape La Fiole du Pape 2008 (foto abaixo). O vinho vem naquelas garrafas tradicionais, tortas, bem legal. Era meio fraquinho de nariz, bem tímido. Em boca idem. Não tinha exageros de frutas, que era discreta, em meio a toques terrosos, chocolate amargo e grafite. Um bom vinho, mas bem atrás do Almaviva.
O Rodrigo levou um Don Maximiano 2009 (foto abaixo). Este vinho sempre agrada. É um que sempre está brigando com Bordeaux em degustações às cegas. Este 2009 é feito majoritariamente com Cabernet Sauvignon, temperado com pequenas quantidades de Carmenére, Cabernet Franc e Petit Verdot.  Tinha notas de frutas maduras, com destaque para framboesas e amoras, em meio alcaçuz e notas da madeira tostada. A mim, pareceu mais maduro e compotado que aqueles de safras anteriores.  
E para finalizar, o JP levou um Tokaji Oremus 5 Puttonyos 2003 (foto abaixo). Este já apareceu por aqui tempos atrás (clique aqui). É outro que sempre agrada. Notas de damasco em meio a gengibre, frutas secas e mel. Delicioso para acompanhar os pêssegos assados com liquor que o Tonzinho mandou ao final.
Que bela reunião, hein confrades? Uma daquelas Premium, que adiantamos do final de ano. Para celebrar a vida e grandes amizades! Que venham muitas dessas!
A turma reunida... E que turma!


6 comentários:

  1. O inveja... agora vcs pegaram pesado... esses aí estão fora do meu "extrato social" infelizmente, mas fico feliz com a alegria dos amigos. Ontem experimentei o Predicador 2011 das bodegas Benjamim Romeo, é o vinho de entrada deles e não é barato, mas bate muito vinho top de gente conhecida viu... Grande abraço Flávio essa postagem é de deixar inveja até o Robert Parker..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hélio,
      Meus confrades tomaram a decisão de não segurar mais vinhos. Assim, vão mandar ver naqueles guardadões...rs. Foi para celebrar a vida... E concordo com você: Até o Parker deve ter ficado com vontade de estar junto... E o bom de tudo é que foi risada prá todo lado, na maior descontração. A turma não é muito fã de beber vinho com cerimônia... Gostam mesmo é de bons assados e taças secando...rs.
      Eu gosto muito do Predicador. Se não me engano, o último que bebi foi um 2005 tempos atrás, e gostei bastante. Como você disse, os vinhos de Benjamin Romeo são caros, mas são bons.
      Grande abraço!
      Flavio

      Excluir
  2. Oi Flávio, boa noite.

    Estou com um tinto Vinã Tondonia Reserva 2003 e gostaria de saber se você acha que ele está pronto para ser aberto, já que você tem uma experiência muito grande com esse vinho.

    Abraço.
    Gabriel Casanova

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Gabriel,

      Boa noite!
      Já pode ser bebido, sem dúvida! Mas aguenta ainda um bom tempo. Coincidentemente, esse 2003 foi avaliado recentemente pela Wine Spectator, que lhe outorgou 91 pontos e muitos elogios. Disseram ainda que pode ser bebido de agora até 2023. O irmão dele branco, do mesmo ano, foi top 100 em 2013, com 93 pontos. Não que o parecer da revista signifique uma verdade absoluta, mas é um bom indicativo.
      Certamente, beberás um grande vinho!
      .
      Abraço e volte sempre aqui no blog!

      Flavio

      Excluir
    2. Muito obrigado Flávio,

      Sou leitor assíduo de seu blog. Fico triste quando você demora para postar coisa nova rsrs.

      Forte abraço e saúde!

      Excluir
    3. Caríssimo Gabriel!

      Eu que agradeço o comentário e a gentileza. Espero que continue prestigiando o blog. Tentarei ser mais regular nas postagens... rs.

      Grande abraço e saúde!

      Flavio

      Excluir