sábado, 11 de julho de 2015

3 belos franceses: Comte Armand Auxey-Duresses 1er 2009, Comte Armand Pommard 1er Cru 2011 e Domaine Huet Clos du Bourg Moeulleux 2009!

Sentamos dias atrás para apreciar dois ótimos borgonhas de um mesmo produtor: Comte Armand. O Domaine Comte Armand fica no centro de Pommard, tendo o monopólio de produção de vinhos no 1er Cru Clos de Epeneaux. Este 1er Cru é muito antigo e tem a característica peculiar de ser cercado por muros. Em 1994 o Domaine expandiu sua produção para vinhedos em Auxey-Duresses, AOC criada em 1970, e cujos vinhos eram anteriormente vendidos com o nome dos vizinhos Volnay e Mersault. Não há Grand Cru na AOC, apenas 8 climats classificados como 1er Cru. 
O primeiro vinho apreciado foi um Comte Armand Auxey-Duresses 1er Cru 2009. O vinho é um blend de dois terrois e passa 20 meses em barricas 40% novas. Ao nariz mostra notas de frutas silvestres e especiarias, envoltas em um fundo terroso delicioso. Em boca repete o nariz e destaca-se pela ótima acidez, mineralidade e taninos firmes. Possui frescor e uma "rusticidade" que me agradam muito, e que faz a gente querer sempre mais uma taça. É um vinho que apesar de poder ser bebido agora, pode ser guardado sem medo. 
O segundo vinho foi um Comte Armand Pommard 1er Cru 2011. O vinho é mais novo que o primeiro, um pouco mais caro, e também, um pouco mais complexo. Possui aromas de morangos silvestres, couro, terrosos e defumados. Em boca está novo, cheio de vida, mostra acidez vibrante e ótima mineralidade. Como o vinho anterior, também mostra taninos firmes. Outro belo exemplar do produtor, que me deixou muito bem impressionado pela mineralidade de seus vinhos. Estou muito curioso para beber o Clos de Epeneuax. Os Comte de Armand são importados pela Delacroix.
E para finalizar, o Carlão surge com um belo branco, o Clos du Bourg 2009, do Domaine Huet. O vinho é um Vouvray, versão Moelleux, feito com Chenin Blanc, próprio para sobremesa. O Domaine Huët foi fundado em 1928 e é um dos mais prestigiados no Loire. Este vinho estava fantástico! Cor linda e aromas deliciosos de frutas cítricas, figo, gengibre, botrytis e mel. Em boca o dulçor é equilibrado com uma excelente acidez e mineralidade. É vinho de álcool baixo (12,5%) para um vinho estilo sobremesa, o que o deixa muito agradável. Delicioso! Embora seja indicado para sobremesa, não é tão doce e seu álcool baixo também faz com que possa escoltar pratos com peixes e frutos do mar. Nós experimentamos e ficou ótimo. Ele é muito versátil. Vinhaço! É importado pela Premium.

Nenhum comentário:

Postar um comentário