quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Domaine Tissot Arbois Savagnin 2009: Que belo branco!

Gosto dos brancos com presença, mais encorpados... Mas não aqueles exagerados, como os Chardonnay amanteigados, repletos de abacaxi etc. Tem que ter frescor, mineralidade, senão...
Esse Domaine Tissot Arbois Savagnin 2009 é um daqueles que me deixam feliz. É vinho de uma região francesa pouco badalada (Jura) e que deveria ser mais presente nas taças de bons apreciadores. Mas deixemos assim. Afinal, sem badalação os preços se mantêm em um patamar mais justo. Apesar de que esse não é lá dos mais baratos. No entanto, justifica plenamente seu preço, dando um baile em muitos mais caros. É um 100% Savagnin, com estágio de madeira por 3 anos. As uvas são cultivadas sem agrotóxicos e a fermentação é feita por leveduras da própria uva. Apenas 4.000 garrafas são produzidas por safra. É um vinho de uma cor belíssima, amarelo dourado bem forte. Os aromas são muito ricos, com notas de damasco, maçã gold, cardamomo, curry, nozes, leve mel e aquele toque oxidado delicioso ao fundo. Em boca, ótima acidez, que tornava o vinho vibrante e muito fresco, apesar de sua intensidade. O final era muito longo, e com aqueles toques oxidados que davam um charme enorme ao conjunto. Uma delícia de vinho! Se você gosta de Jerez e também dos belos brancos de Lopez de Heredia (Tondonia), tem que beber esse. Dizem que fica muito bom com queijo Comté. Eu não testei, mas quero fazê-lo logo, pois é um vinho que quero apreciar mais vezes. É importado pela Delacroix.

Nota: Não é vinho para quem gosta de brancos leves, frutadinhos etc. Ou pode ser, para que esqueçam um pouco esses...rs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário