segunda-feira, 2 de julho de 2018

Gran Enemigo Single Vineyard Gualtallary Cabernet Franc 2013: 91, 95, ou 100 pontos?

Desde a primeira vez que bebi o Gran Enemigo Cabernet Franc eu fiquei muito bem impressionado e o considerei um dos melhores vinhos argentinos. O meu gosto pela casta deve ter ajudado. Mas o vinho realmente é grande. O 2012, muito badalado, bebi duas vezes, e na segunda gostei mais que na primeira. É um vinho potente, concentrado, CF ao estilo Bordeaux, não Vale do Loire. Ele precisa de tempo respirando antes de ser apreciado. É vinho para curtir adega, sem dúvida. O 2012 ganhou 98 pontos da Wine Advocate e 89 da Wine Spectator. Que diferença enorme de opiniões! Este Gran Enemigo Single Vineyard Gualtallary Cabernet Franc 2013 acabou de ganhar 100 pontos da Wine Advocate, depois de ter arrebatado 99 de James Suckling. Dando uma olhadinha, vi que levou também 91 da Wine Enthusiast. Há alguma confusão no site da WE, pois eles dão 94 para um que é feito com Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon, que parece ser aquele blend que tinha ainda a Petit Verdot e Malbec. A revista Vinous lhe outorgou 93 pontos e a Decanter 95. Notas bem diferentes, não? Com quem você fica? O fato é que faturar 100 pontos, seja de quem for, não é para qualquer um e merece ser celebrado. E eu fico feliz por ser um Cabernet Franc argentino, que há tempos tem sido minha uva preferida de lá. O problema é que agora vai todo mundo sair atrás dele para beber um vinho de "100 pontos" Parker, e o preço vai aumentar.







2 comentários:

  1. Muito interessante essa postagem, Flavio (como todas as outras). Havia comprado uma caixa dele no início do ano e bebi o primeiro há alguns meses. É um belo vinho, inegavelmente bem feito, mas senti excesso de pirazina, o que me desagradou. Talvez com o tempo melhore. Confesso que fiquei mais impressionado com o Imperfecto do que com ele. Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Cristiano!
      Perdão pela demora na resposta. Tive problemas com o blogger, que parou de me enviar emails comunicando os comentários. Só hoje recebi uma mensagem deles resolvendo o problema.
      Muito obrigado pelo seu comentário e por ter gostado da postagem. Bom saber que você já bebeu este vinho e suas impressões. Rapaz, excesso de pirazina é algo que me desagrada também... Tenho uma garrafa dele e vou deixar então descansar um bom tempo. O Pulenta XI, em certas safras, também mostra esta característica.
      O Imperfecto eu não conheço. É feito pelo Daniel Pi, né? Esse cara é craque!
      Abraços,
      Flavio

      Excluir