terça-feira, 23 de julho de 2019

Boekenhoutskloof Semillon 2009: Um baita branco!

Os vinhos da África do Sul são, por vezes (ou muitas vezes) renegados pelo público. Um grande erro, pois de lá saem grandes tintos e brancos. É que muita gente está acostumada com alguns exemplares de qualidade duvidosa que pintam no mercado. Mas eu acho os vinhos de lá bons e competitivos. E quem pensa que de lá vem tinto com corte bordalês e o famoso Pinotage, pode encontrar também ótimos Cabernet Sauvignon e Syrah. Dos Pinot Noir de lá, não sou muito fã. E os brancos? Há boa oferta de Chardonnay, Sauvignon Blanc e Semillon. Os primeiros não me agradam. Pelo menos os que bebi. Achei a madeira proeminente. Mas os Sauvignon Blanc e Semillon me deixam feliz. Como este Boekenhoutskloof Semillon 2009A safra, foi excelente e gerou belos vinhos. É vinho feito com uvas de videiras muito antigas, com mais de 100 anos. Passou 13 meses em madeira nova, sur lie. A cor é linda, amarelo dourado. Os aromas, remetem a frutas cítricas, pera e maçã, com fundo mineral e amendoado. Em boca, bela acidez, sedosidade e mineralidade. Ótima textura, persistência e final mineral e amendoado. A madeira é presente, mas não incomoda nem um pouco. Ah, tem uma pitadinha de Sauvignon Blanc (5%), que contribui para o frescor. Lembrou-me o português Esporão Private Selection, mas ainda com mais estrutura. Gostei demais! Comprei em um bota-fora da Mistral e se pintar de novo, coloco na cesta.






2 comentários: